terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Cura pela Psicoterapia pode Reorganizar Circuitos Neurais




Os cientistas estão comprovando o que quem faz terapia já sabia há muito tempo!


Estudos mostram que as conexões cerebrais se modificam num processo terapêutico.

"Duas pesquisas, da Universidade de Amsterdã e da Universidade de São Paulo (USP), mostram que a psicanálise e a psicoterapia causam alterações em áreas neurais relacionadas à tomada de decisões e ao controle das emoções."

"As imagens revelaram que o grupo que fez o tratamento apresentou maior atividade no córtex pré-frontal. Além disso, os pacientes mostraram- se menos aflitos ao falar sobre suas recordações e relataram menor frequência de pesadelos e pensamentos recorrentes."



Para saber mais clique no link abaixo.


Cura pela Palara Psicoterapia pode Reorganizar Circuitos Neurais, aponta estudo - Neuropsicologia - Psicologado Notícias - Notícias sobre Psicologia: – Enviado usando a Barra de Ferramentas Google

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Diário de uma vida simples





Assiti na sexta feira dia 24 de Fevereiro um programa com Danuza Leão. E achei interessante a sugestão que ela deu, escrever diariamente sobre o que fazemos de nossa vida, coisas simples, como o preço da água de coco, a caminhada que fizemos, os amigos que encontramos, os pensamentos que tivemos, nossos questionamentos, nossa opinião sobre as notícias do dia e por aí vai. Segundo ela no futuro alguém pode achar isso um tesouro. Sem dúvida, antropólogos podem usar para compreender como vivíamos nesta época.

Acho que isto está sendo feito em blogs como este. Eu não relato muito o que vivo... Coloco aqui mais o que penso de determinado assuntos, mas achei interessante ser cronista de minha própria vida. Ela não me parece muito interessante (minha vida), mas alguém no futuro pode usar minhas palavras para entender melhor o caminho que a humanidade tomou. Pode ser de ajuda aos cientistas do futuro.

Ah! E ela disse também para não nos preocuparmos com a forma da escrita, não precisaríamos ser autores premiados, apenas relatar o que fizemos e pensamos já estava de bom tamanho. Achei a ideia boa.


E você?