Os Pilares do Autoconhecimento









Estou disposto a mudar.

Estou disposto a aprender

Estou disposto a aprender e mudar.

Eu me liberto de toda e qualquer resistência. Como é o aprendizado no auto conhecimento? O que precisamos fazer para viver melhor? A primeira coisa é estar disposto a fazer mudanças, podemos começar fazendo as afirmações acima. A disposição é importante para desfazer a resistência, que se apresenta logo de cara no processo de mudança. A resistência faz com que levemos mais tempo pra alcançar as mudanças desejadas. Então o primeiro passo é diminui-la. Fazemos isso repetindo muito as afirmações sugeridas acima. Para chegar a um nível ótimo de modificações, além de estudar muito e se dedicar bastante à prática, temos 3 pilares que sustentam o caminho. 1. Respiração consciente 2. Auto-observação 3. Autorresponsabilidade 1. Na Respiração consciente, a consciência de eu é quem controla a entrada e saída do ar no meu corpo, saio do modo automático do sistema nervoso central e tomo a frente no comando. Este comando consciente, faz seu sistema nervoso autônomo entender que vc está em segurança e que pode se tornar contemplativo, ou seja, que pode se distanciar do percebido e refletir, com sua razão, sobre o que estiver acontecendo. Você sai do modo automático de luta e fuga. 2. Na auto-observação, você começa a treinar perceber o que acontece dentro de si; emoções, pensamentos, crenças, ideias, conceitos, padrões de comportamento e respostas automáticas. Fica possível perceber com clareza o diálogo mental. Tira o foco de sua percepção de fora pra dentro. Pode começar se perguntando "Como estou me sentindo agora?" Sinto, raiva, medo, tristeza, alegria? Com esta observação eu passo a ajustar ideias e emoções que não colaboram com aquilo que eu desejo fazer. 3. Na autorresponsabilidade, passo então a assumir o encargo de meus sentimentos e comportamentos. Sei que sou eu mesma que através do que acredito e percebo que ativo minhas emoções e respostas comportamentais. Eu sinto tal emoção porque dentro de mim tem ideias e conceitos que as ativam. Responsabilidade é a habilidade de responder do jeito que eu quero. É um poder e é diferente de sentir culpa. Agora é aprender os conceitos e passar a treinar diariamente. A respiração consciente deve ser feita no mínimo 3 vezes por dia, 3 ciclos a casa vez. Ela é o começo de tudo. Sem ela não há real autoconhecimento. Vídeo onde explico a fazer a respiração consciente: https://youtu.be/FUGsbB6bivo?si=25MLOJd23xpLLRPj
Mostrar menos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na Raiva dizemos a verdade?

Inveja – Alguém que lhe imita está com inveja?

Sobre criação de realidade