Mais Sobre Mudanças






Às vezes herdamos comportamentos agradáveis e desagradáveis, de nossos familiares; pode ser dos nossos pais, mas também de avós ou tios. Os que achamos vantajosos, não precisamos mexer, a não ser para aperfeiçoar. Mas o que dizer dos que dos que nos desagradam?... Como: insegurança ou anulação da própria vida pelo outro... Se já percebemos que isto não está sendo bom para nossa vida, é hora de mãos à obra. Afinal não tem destino que não possamos mudar com coragem, fé , persistência e paciência!

A boa notícia é que podemos mudar, a má é que dá um trabalho danado!! Um hábito é algo que foi estabelecido porque tínhamos um ganho, na maioria das vezes ligado ao prazer e bem estar, duas coisas que ligam nosso sistema automático para repetir indefinidamente, mesmo que hoje não nos sintamos tão bem neste comportamento. Como todo mecanismo automático este também é meio burrinho, não se modifica de acordo com as diferenças do trajeto que percorremos.

Então a primeira coisa é sair do automático, ficar atento. Exige esforço, consciência, é chato, mas ainda não descobri outro caminho. Talvez leve muito tempo para desfazer esta programação, mas também levamos muito tempo a construindo. O truque é ficar atento, refletir como acontece, mapear os passos e ficar amigo deles, para poder influenciar outro comportamento e então é ensaio e erro. Treinamento até conquistarmos outro tipo de atitude.

Não adianta se martirizar, se condenar ou se critica amargamente, o ato não muda por decreto ou força física ou mental. Mudanças duradouras devem ser feitas com paciência e dedicação.

Está achando difícil? Muitos acham, por isso nem começam ou tentam um atalho, como medicamentos, sem necessidade, e até uma cirurgia, se tivesse uma pra esse mal! Atalhos são perigosos já dizia a mãe de Chapeuzinho Vermelho... Mas se quiser tomar um, vá. Na maioria das vezes o que mais nos ensinam são nossas próprias experiências, desde que as estudemos, depois de vivenciadas, claro.

Namasté!!!

Texto baseado num comentário de Bia Lambóglia, leitora do blog.

Gostou do texto? Compartilhe-o, clicando num dos botões abaixo! 

Comentários

  1. Nanda,

    Este texto, para mim, pelo que tenho passado, foi muito bom ter lido. Concordo. Não temos como mudar os outros, mas podemos mudar em nós o que não está bom. Não que devemos aceitar o que não nos agrada, mas para aprender a viver melhor sofrendo menos.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda!!!

      É isso, sei que não é uma tarefa das mais fáceis, mas não é impossível também. Nada que perseverança e paciência não resolvam!!!

      Fico alegre de saber que o texto chegou em boa hora pra vc!! Xero!!!

      Excluir
  2. Nanda sddes de suas perolasssss! Feliz em ver esse texto maravilhoso!!! A vdde é que não podemos fazer das nossas vidas cópias das caracteristicas herdadas... paulatinamente a mudança se faz, dependendo da persistência de cada um! Também não é uma luta do bem X mal mas sim da busca constante do equilíbrio até para nossa qualidade de vida! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No blog fica como ministerium sociali mas prefiro assinar como Fátima FAlcão kkkkk

      Excluir
    2. OI querida!!!

      Obrigadaaaaa!!!

      Que bom sua visita!!! Faz tempo que não nos falamos, hein? Tenho postado pouco. Mas ainda tem muito texto na agulha.

      Sim, concordo com vc a mudança não precisa ser uma luta. Pode ser apenas um esforço concentrado pra uma melhor qualidade de vida !

      Xero!!!

      Excluir
  3. Só as grandes mudanças levam a nossa vida para a frente! Força!

    ResponderExcluir
  4. Olá, querida Nanda
    Mudança requer crescimento interior... muitas vezes somos infantis demais... ainda...
    Bjm fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  5. Olá, querida Nanda
    Mudança requer crescimento interior... muitas vezes somos infantis demais... ainda...
    Bjm fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roselia!

      Sim, penso do mesmo jeito, mas não precisamos ficar parados, com algum esforço, crescemos e amadurecemos.

      Xero e obrigada pela visita e comentário!!!

      Excluir

Postar um comentário

Oi queridos/das, adoro ler comentários, contribuam para o meu prazer! Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Na Raiva dizemos a verdade?

Inveja – Alguém que lhe imita está com inveja?

Sobre criação de realidade