Amor Demais Estraga Alguém?






Tem esta frase que de vez em quando ouço:

"Amor demais não estraga... "  Sobre a criação de filhos.


Fiquei pensando... Será que sabemos realmente como amar? Será que não confundimos este sentimento com posse e dependência? Será que um amor saudável pode ser exagerado? E qual é o amor que estraga, sim, porque ele existe. Já foi até cantado por Erasmo Carlos na música "Filho Único" na qual ele fala de uma mãe super-protetora.

Talvez não seja o amor que estraga e sim nosso comportamento neurótico, travestido de amor. Na música, Erasmo canta uma mãe possessiva, que deseja controlar o filho dizendo o que ele pode e não pode fazer, vivendo a vida do filho por medo que ele fracasse ou sofra...

Acho que falei duas palavras bem responsáveis pelo comportamento tresloucado de alguns pais: "medo" e "sofrimento" o medo transforma o sentimento de afeto em algo aprisionador, que sufoca o objeto amado e o transforma em uma coisa que se possui e não mais um ser vivo e livre para fazer escolhas e até sofrer se assim for necessário.

Também tem o amor dependência que torna os pais amantes um capacho e aí vão-se embora todos os limites. Dizem sim a todos os caprichos do outro  transformando o filho em tirano, aquele que nunca descobriu que existe a necesssidade do outro, ele pensa que só a dele é importante e que todo o resto do mundo exite para servi-lo. Não suporta frustração, não se importa com os outros e dependendo do caráter pode até virar criminoso. Isso tudo começando por uma expressão equivocada de amor, afeto. Talvez amor em si não estrague o caráter de um ser humano, mas o comportamento afetivo (neurótico) amororso, faz crescer, em algumas situações, o que temos de pior.

Então eu acho que este tipo de amor estraga sim se for na dosagem errada. Quando erramos na mão e colocamos uma dosagem exagerada desse amor desencaminhamos a evolução saudável de um ser humano e devemos pensar sobre isso. 

Namasté!

Gostou do texto? Compartilhe-o, clicando num dos botões abaixo!

Comentários

  1. A linha tênue entre amar e sufocar é algo bem delicado...São questões psicológicas.Desdém na estrutura familiar,medo adquirido no caminhar da vida.São tantas curvas nas rotas...tantas janelas que se abrem e fecham...Precisamos nos avaliar e olhar o outro como olha pra si.
    abç Nanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ao comportamento humano é complexo e cheio de reentranças. rsrs Aprender a expressar amor sem sufocar é uma meta louvável! ;)

      Excluir
  2. Oi Nanda! De volta ao mundo dos blogs. Reencontrando seu blog cheio de vida e realidade! Muito bom estar aqui novamente! Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então seja bem vinda de volta!!!! Bom receber vc aqui! Xero!!!

      Excluir

Postar um comentário

Oi queridos/das, adoro ler comentários, contribuam para o meu prazer! Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Na Raiva dizemos a verdade?

Inveja – Alguém que lhe imita está com inveja?

Sobre criação de realidade