A Mulher Sábia





"Toda mulher sábia edifica sua casa; mas a tola a derruba com suas próprias mãos"

Provérbios 14:1


Não pessoas, não me tornei evangélica... Mas quando farejo sabedoria eu ataco. E tem muita sabedoria nesta frase. As feministas talvez não concordem comigo. Contudo gostaria que me lessem primeiro. Porque concordo com esta frase? Porque reconheço sabedoria nela? Ela é antiga, do velho testamento, atribuída à Salomão. Porém penso que continua atual. Uma mulher com sua habilidade emocional, pode harmonizar os membros de sua família se usar sua inteligência e maturidade. É um trabalho a mais, sim, mas que pode render ótimos frutos.

Acredito que se a mulher for esperta pode "manejar" bem seu consorte pra que tenha um colaborador em sua "equipe" que é como eu tenho chamado família de uns tempos pra cá. Um grupo de pessoas que varia de duas a mais, com um mesmo objetivo, serem felizes. E porque não o são em muito dos casos? Porque ainda ouço muitas mulheres reclamando de seus maridos, dizendo que eles não são parceiros, não colaboram, ficam isolados afetivamente, não se comprometem de verdade, são egoístas (esta é a que mais escuto), e até atrapalham no final?

Acho a educação masculina, falha. O homens não são criados para se comprometerem com uma mulher, eles até querem, mas estão tão perdidos que fazem tudo errado, e terminam se frustrando e tendo um pouco de aversão à parceira e ao compromisso com mulheres em geral. Pra amizade tudo bem, mas casar? Não obrigado. Uma mulher pode mudar isso? Eu acredito que sim, com jeitinho, persistência, carinho e atitudes educacionais. Estas últimas são mais importantes. Educar os homens para um compromisso é tarefa da mulher sábia como diz Salomão, que edifica o lar. Mas será que ela pode fazer isso sozinha? Pode partir dela, sim. Com ajuda de fora, fica mais fácil, mas a mulher tem mais condições que o homem, na maioria dos casos.

Usando inteligência e estratégia, como faz a polícia, aprende com os dados e elabora um plano e executa, revendo erros e acertos. Aí me dizem, mas Nanda e o amor? Isso que você sugere parece tão mecânico... Sim, é prático, como o cotidiano o é. Na minha opinião fazer duas pessoas diferentes funcionarem juntas tem mais a ver com cérebro azeitado que com coração amanteigado. Embora se você utiliza o plano com amor ele funcionará com muito mais precisão. Minha proposta é: junte os dois, mas deixe o cérebro guiar. O coração vem pra acetinar os erros, depois e na comemoração, nas vitórias, assim como para aplainar os dizeres difíceis. E os perdões tão necessários com uma convivência longa.

Acho a bíblia um livro de sabedoria, que dá muitas dicas pra o dia a dia. Já que é o livro sagrado dos ocidentais, bem que podíamos usá-lo a nosso favor!

Traga a frase diariamente em sua mente e veja que tipo de pensamentos e ações vem depois disso. Treine agir de maneira mais estudada, com base nesta sabedoria simples de Salomão. Dê uma chance e veja o que acontece!

Namasté!
Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.

Provérbios 14:1
Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.

Provérbios 14:1
Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.

Provérbios 14:1

Comentários

  1. Gostei do texto, acredito como vc que as mulheres tem mais condições de de realizar tal façanha, mas como tal, tbem precisa ser treinada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E despertar a boa vontade! Sem ela não há como desenvolver o bom manejo. Usar afeto e inteligência é a combinação perfeita.

      Excluir
  2. Educação masculina é falha e infantil.Acredito numa recuperação e na ajuda feminina para descongelar nossas mentes!!Tá tudo tão confuso hoje hein...O mundo continua girando e nós estamos atropelando as voltas!No fim ainda é necessário uma boa conversa com respeito de ambas as partes.
    Blog:Desaba Devaneios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victor!

      Que bom vc concordar comigo! Espero que as mãe possam educar os filhos homens pra poderem ser companheiros mais eficientes no futuro, e que as esposas tenham a paciência necessária pra reeducar os seus maridos ou descongelar a mente deles como vc disse! rsrs

      Obrigada pela visita e comentário!!!

      Excluir
  3. Nanda,

    Mesmo afastando o caráter meramente religioso do livro sagrado dos católicos, esta passagem vai muito além do aspecto teológico, ao revés, promove uma reflexão muito positiva, muito presente no dia a dia.

    Em relação à "educação" dos homens para o matrimônio, posso afirmar que realmente é muito falha, pois, nada mais somos que "meninos crescidos", onde, por vezes, brincamos de caubóis e índios com questões pessoais que exijam uma maior reflexão.

    Somos programados de modo matemático, buscando, como sempre, o aspecto mais lógico e objetivo de cada situação, com o fim de "resolver a equação" e pronto!!! Passemos ao próximo item...kkk

    Nossas mulheres, sejam esposas, filhas ou mães, possuem um foco muito mais amplo, que as faz sentir os desdobramentos (reais ou imaginários - muitas vezes), de que cada ato possa significar.

    Eu mesmo, tenho muita dificuldade em lidar com um tema bastante recorrente que é : "por que você fez isso ou aquilo"????????

    Aprendi, com o tempo, a usar uma resposta que não é agradável ao universo feminino, mas, muito sincera (somos meninos crescidos), que é : naquele momento achei a coisa mais acertada a fazer. No mesmo instante, se estiver muito tranquilo, já consigo dizer que, poderia ter feito diferente, se estivesse menos tenso, com um campo de visão mais amplo e verdadeiramente chego a me desculpar, se for o caso, caso entenda que o ato ou palavra causou algum "dano".

    No normal, simplesmente nem lembramos ou apenas dizemos : "deixa pra lá", o que, comumente, leva nossas companheiras a novas reflexões ou novos devaneios, pela necessidade do "esgotamento" das acepções mentais sobre os acontecimentos da vida cotidiana.

    Plagiando um pouco seu texto, como meninos crescidos, somos muito mais razão e isolamento, e as mulheres emoção e acolhimento, assim, entendo que acolhimento com sabedoria, nos remete a um universo fantástico, onde meninos crescidos mais facilmente se tornam "homens", que, bem conduzidos, também seremos excelentes pares!!!

    Bom dia a todos!!!

    Gustavo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc já sabe que é meu maior orgulho, não é? Aquele em que me apoio em momentos de dúvidas sobre o encaminhamento que dou na ajuda aos casais. rsrs Então enche-me ainda mais desse sentimento, suas palavras. Obrigada!!! e parabéns!!!!

      Excluir

Postar um comentário

Oi queridos/das, adoro ler comentários, contribuam para o meu prazer! Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Na Raiva dizemos a verdade?

Inveja – Alguém que lhe imita está com inveja?

Sobre criação de realidade