quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Recursos Internos


Ouço muito a frase "não sei lidar com tal coisa". Penso que quando alguém diz isso quer dizer: "Eu acho que não tenho recursos internos de enfrentamento para esta situação." Talvez não tenha uma referência anterior, nunca pensou sobre o assunto, então fica sem saber como tratar ou passar por esta experiência de uma maneira eficiente.Também vejo nesta frase um desejo de "me tira daqui" eu não sei lidar, então alguém resolva por mim. Um provável pedido de transferir responsabilidade.

Eu não escuto: "não sei lidar, mas quero aprender". Penso que é possível aprender e desenvolver recursos de enfrentamento. É uma questão de lógica até. Se eu não tenho e preciso ter, então eu busco. Pode ser em livros, com amigos, grupos de apoio, ou um psicoterapeuta. Já criamos onde buscar recursos, mas vejo muito preconceito e resistência como se precisássemos ter o sofrimento. Para mim isto é tolice. Com a gama de informações que temos hoje sofrer por falta de conhecimento é no mínimo, viver no passado. Aprender a lidar com reações adversas, faz parte da experiência de viver. Cada vez que damos uma solução, nos fortalecemos e ficamos mais sábios.

Lidar bem com as vicissitudes da vida é uma questão de estudo e treino, não adianta querer fugir do exercício, ele vai lhe seguir até que o domine, então é melhor começar logo. Há muita ajuda no mundo é só uma questão de deixar-se ajudar.

Namasté!

2 comentários:


  1. Estou a tentar visitar todos os seguidores do Peregrino E Servo, pois por uma acção do google meu perfil sumiu e estava a seguir o seu blog sem foto e agora tive de voltar a seguir, com outra foto. Aproveito para deixar um fraterno abraço e muita paz e saúde.
    António Batalha.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Nanda. Por issi é muito importante continuar a ler mesmo quando acaba a universidade, para aprender sempre mais.

    ResponderExcluir

Oi queridos/das, adoro ler comentários, contribuam para o meu prazer! Obrigada.