Sobre perdão

O ressentimento é um resíduo tóxico que envenena nosso corpo e mente, drena nossa energia e empana a alegria de viver e se relacionar. 

Ele é criado por um diálogo mental que nos diz que alguém ou mesmo a vida foi injusta conosco, que não merecíamos sermos tratado de tal maneira. Nos colocamos perigosamente na posição de vítimas. 

Por um lado esta posição nos angaria simpatia e atenção, o que nos parece benéfico; por outro, nos tira o poder de mudar nossa situação. Não nos dá um verdadeiro ganho. 

O remédio pra isso é o perdão. Perdão é soltar o ressentimento dentro da gente. É dissolver o diálogo interno que nos coloca como vítimas injustiçadas do comportamento alheio.

Não é esquecer, fazer de conta que o outro não se comportou mal, fingir que não houve prejuízo. 

É reconhecer que temos o poder de restaurar nossa vida. Que podemos reparar o prejuízo, e mais, podemos ficar mais inteligentes, fortes e melhores do que estávamos. 

Perdão é saber que seja lá o que nos aconteça podemos nos restaurar, seguir adiante e ganhar com o evento. 

Perdão é poder. 

Pra treinar este poder, algumas afirmações:

Eu estou disposta a perdoar a mim e aos outros.
Por meio do perdão chego à compreensão e sinto compaixão por todos.
Ao me perdoar fica mais fácil perdoar os outros.
Todos aqueles que fazem parte de minha vida tem algo a me ensinar. Existe um motivo pra estarmos juntos.
Não posso mudar uma outra pessoa. Deixo os outros serem do jeito que são e simplesmente amo quem sou.
Perdoo as pessoas do meu passado por todos os seus erros. Eu as liberto com amor.
Perdoo a mim por todos os meus erros e me liberto com amor. 
Eu perdoo e me liberto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na Raiva dizemos a verdade?

Inveja – Alguém que lhe imita está com inveja?

Sobre criação de realidade