Sobre a raiva

Observando esta emoção  em mim e nas pessoas que me cercam percebi que geralmente sentimos raiva sob duas circunstâncias, quando somos frustrados e/ou quando nos percebemos sendo atacados. 

A resposta raiva é automática e natural, no entanto aprendemos que se a temos nos tornamos pessoas más e desagradáveis, sob pena de perder o afeto e o respeito daqueles a quem somos ligados, portanto, nós a negamos ou a disfarçamos criando justificativas morais para estarmos com raiva, o famoso "eu tenho razão".

A raiva é uma emoção protetora, se a conhecemos em nós podemos conduzi-la a nosso favor, usando a energia e direcionando a ação para o nosso bem e o bem dos outros.

A sugestão é, percebeu a raiva, observe a fonte dela, foi uma frustração? Ou estou me sentindo atacado? Qualquer uma dessas motivações são ligadas ao ego e a nossa vaidade. Nos vemos sendo inferiorizados, menosprezados ou impedidos de realizar um desejo. E isso o ego não aguenta, ele reage com fúria. 

Percebendo a emoção e o que a catalisou, é hora de respirar profunda e conscientemente. Este é o melhor remédio pra dissolver ego. Fazendo isso continuamente criamos um espaço pra dar uma resposta física e/ou verbal mais eficiente. A raiva se transforma de uma reação irascível, para um posicionamento forte, o que chamam hoje de assertividade. Uma energia que nos faz sentir vivos e dignos. E também mais inteligentes pra lidar com os desafios da convivência diária. E mais adiante em algo ainda mais maduro, a resposta criativa e sem ego, a que Jesus deu o nome de dar a outra face. 

Respiração e auto observação  somados ao treino, à repetição, e a raiva se torna um meio de amadurecimento dos melhores. 

Que a raiva de hoje seja a semente da paz interior amanhã. 

Comentários

  1. Concordo com a sua linha de pensamento Nanda! Adorei o texto 👏😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda! Só vi seu comentário hj. Rs Massa! Obrigada. Eu sei que temos linhas de pensamento muito parecidas e é ótimo ! 😘😘

      Excluir

Postar um comentário

Oi queridos/das, adoro ler comentários, contribuam para o meu prazer! Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Na Raiva dizemos a verdade?

Inveja – Alguém que lhe imita está com inveja?

Sobre criação de realidade