Porque Muitos tem Dificuldade em Dizer Não?

 Desde pequenos temos uma espécie de apercepção que nos diz, se não tivermos alguém pra nos cuidar, morreremos. E, para alguém cuidar da gente, é preciso fazer uma ligação forte que suporte as dificuldades de se dedicar a um ser incapaz e totalmente dependente. Surge daí a necessidade de agradar as pessoas que nos cercam.

Ao irmos crescendo esta necessidade se refina e tudo que parece desagradar ao outro nos coloca medo. A frustração, a negação de um desejo, leva à emoção de raiva e consequentemente à aversão e ao afastamento. Juntando esta duas situações temos formada a dificuldade geral de frustrar pessoas próximas ao dizermos não às suas necessidades.

Entendendo isso e amadurecendo nossa compreensão de que mesmo frustradas as pessoas não cortam relações tão fácil assim, e, mesmo que cortem, podemos sobreviver e fazer outras laços, vamos, aos poucos, nos fortalecendo para conseguir negar ao outro quando não for possível, conveniente ou saudável para nós fazer algo.

Neste momento encaramos a raiva do outro sem ficarmos tão assustados e iremos desenvolvendo a firmeza para nos posicionar e negociar melhores condições para fazer ou dar algo nosso para as pessoas importantes de nossa vida.

Penso que ao equilibrar este medo de desagradar, tão primitivo, vamos facilitando a ação de dar limites, entendendo que é nosso dever nos proteger, e não do outro, depois que ficamos adultos e aptos para o auto cuidado.

Dizer não é reconhecer nossas necessidades, vontade, gostos, potências e limitações. É saudável e positivo para as relações, porque nos faz sentir significância e equilibrar nosso gasto de energia. Dar limites é nos proteger.

Comentários

  1. Gostei muito da sua postagem! Seus insights são esclarecedores. Por favor, escreva mais!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi queridos/das, adoro ler comentários, contribuam para o meu prazer! Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Na Raiva dizemos a verdade?

Inveja – Alguém que lhe imita está com inveja?

Sobre criação de realidade