PORQUÊ PROCURAR AJUDA TERAPÊUTICA?

Basicamente porque encontramos na vida um desafio maior que nossos recursos de enfrentamento. Pode ser no trabalho, nas relações amorosas, fraternas (amigos, parentes, filhos...) ou com o sentido de nossa própria existência. O fato é: a carga está maior do que nossa capacidade atual de resolver.

Quando demoramos a pedir ajuda, vamos somando; o que era pequeno vai se tornando gigante, saímos de uma pequena preocupação para uma angústia, da angústia para a tristeza e desânimo, do desânimo para uma doença física e o principal, nossa mente entra em caos e não conseguimos mais aproveitar a vida, perdemos o gosto e vivemos por viver continuamos a fazer tudo, mas com falta de alma, de vivacidade, de alegria.

Insistimos por algum tempo ainda que não precisamos de ajuda; “Posso resolver sozinho!” talvez por orgulho, lá no fundo não queremos apresentar fraqueza ou mesmo incompetência para viver, afinal essa deveria ser a mais básica das habilidades e é uma vergonha acharmos que não a temos.

O que não sabemos é que essa habilidade básica não é desenvolvida em nós junto com a educação, sim não somos educados para viver plenamente e dispor de nossa criatividade e superar desafios. A maioria de nós é abafada nisso justamente pela educação. Ao longo de nosso desenvolvimento vamos sendo podados e amarrados, cristalizados em respostas prontas e invariáveis ditas humanas, que atrapalham mais que ajudam. Então começamos a pensar que somos assim que nascemos assim! Rígidos, imutáveis com uma resposta só. Perdemos nossa criatividade e ganhamos uma Personalidade, algo que até nos orgulhamos dizendo; “Eu sou assim!” e esse assim às vezes está nos levando para uma existência infeliz e nós achamos que somos impotentes “isso é mais forte do que eu” “não posso mudar”. E continuamos, às vezes até orgulhosos de nossa cristalização, respondendo sempre igual, normal nos tornando confiáveis. Sem nem desconfiar que podemos mudar.

Viramos um joguete, das circunstâncias com resposta pronta para tudo. Se tiver emprego sou feliz, se não estou amargurado; se encontro um romance estou no céu, se não vivo um inferno; se a vida vai num rumo planejado, me sinto seguro se não entro em desespero; quando tenho saúde me distraio, quando ela falta me revolto. E assim vamos nós como cordeiros seguindo algo aparentemente confortável.
O problema surge quando a vida varia e muda o rumo, nos joga numa experiência não programada ou não desejada. Cadê o recurso para enfrentar?

É nessa hora que precisamos nos reeducar para criatividade, para o pensamento alternativo, para a inteligência de vida que foi relegada na educação formal. E é nesse momento que deveríamos lançar mão de uma terapia, recurso criado justamente pela falta dessa educação em nosso meio. Aprender a pensar diferente do padrão, ver o que ninguém está conseguindo, partir de uma perspectiva inusitada, às vezes básica, simples, óbvia. Não deveríamos sentir vergonha de procurar ajuda e sim orgulho de nossa inteligência, não deveríamos nos sentir fracos e sim espertos por facilitar nossa vida!

Muitos dizem que não acham bom falar de intimidades com estranhos, primeiro, o terapeuta não será um estranho pro resto da vida, depois de alguns encontros as pessoas se conhecem melhor. Segundo, quando você procura um curso o professor inicialmente também é um estranho, mas você confia que ele possa ajudar a aprender mais rápido um assunto, e por isso o procura, na terapia é similar, claro que é mais interativo e por isso mais profundo, mas é você quem escolhe como vai fazer e em que ritmo.Outra coisa que dizemos é ele/ela não vai me entender, isso é pura vaidade você não é mais complexo do que os outros seres humanos todos são "entendíveis" a arrogância não ajuda é ela que nos coloca num lugar infernal.

Outros ainda dizem que uma cervejinha no final de semana resolve tudo. Neste caso a pessoa aumenta o problema e perde realmente de se divertir e até usufruir o sabor da cerveja, pois a usa com um anestésico, a diversão neste caso nos leva a uma tristeza maior do que antes e terminamos aumentando a dose para sentir menos.Perdemos saúde e tempo de vida.

Podemos arranjar muitas desculpas para seguirmos meio infelizes pela vida e ir levando até a morte uma existência mediana, ou podemos nos trabalhar para desenvolver nossas potencialidades e viver genuinamente feliz.
Podemos ser inteligentes e facilitar nossa vida ou vaidosos e dificulta-la. Um processo terapêutico serve para desenvolver potenciais, limpar programações, nos liberar para sermos quem genuinamente somos; nos preparar para superar desafios com criatividade.

Não é nada de mais nem nada de menos é um recurso, uma reeducação emocional, um laboratório no qual testamos novos pensamentos, novas matrizes de comportamento.

Nós podemos nos comportar da forma como quisermos, não somos escravos de padrões, podemos com paciência, perseverança e gentileza nos aprimorar e mudar nosso comportamento.E uma forma de fazer isso é através do processo terapêutico
.

Namasté!

Leia também:
Não Acredito em terapia
Somos Mal Educados Emocionalmente

Comentários

  1. Para postar comentários, clique em comentário; vc vai para: Faça um comentário; escreva, depois escolha uma identidade; se quiser deixar seu nome cl em Nome/Url, escreve seu nome e cl em publicar comentário.

    ResponderExcluir
  2. Nanda, está de parabéns!
    Achei ótimo! Como sempre seu texto inspirador!

    Beijos,

    Lulu

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Lulu! Fico me sentindo apoiada com essas palavras!

    ResponderExcluir
  4. Nanda adorei esse texto
    é bem verdadeiro o que você diz nele. Não tive tempo de lê todos mas faço questão de ver todos, foi ótimo pois tinha uma amiga que precisava justamente ler tudo isto que tinha nesse texto, passei o teu blogger pra ela, com certeza ela vai dar uma passada por aqui. Espero que você continue escrevendo, pode ter certeza que você vai conseguir ajudar muita gente. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. ORLANDINA -Fico feliz de lhe ver por aqui! É isso que quero com os textos, tocar pessoas. Espero que sua amiga goste também. Obrigada espero ansiosa sua volta! Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Daniela:

    Obrigada!!!!
    Volte sempre!
    Bjão!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi queridos/das, adoro ler comentários, contribuam para o meu prazer! Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Na Raiva dizemos a verdade?

Inveja – Alguém que lhe imita está com inveja?

Sobre criação de realidade