BLOGAGEM COLETIVA - O Filme da Minha Vida


Estava tentando encontrar o filme de minha vida, como algo que marcou ou mudou a mim de uma forma especial, mas vi que não tem "o" filme e sim, vários filmes em várias épocas...

Então busquei na memória e veio a imagem de dois que vão servir de representantes.

O primeiro Branca de Neve, não sei se foi o primeiro filme que assisti, mas lembro que foi especial porque meu pai tinha um projetor em casa e ele passou o filme na parede do meu quarto, estava lá Branda de Neve em tamanho natural, dançando no meu quarto...

Outra coisa que achei interessante é que não tinha som, era mudo, o barulho que a gente ouvia era o do projetor rodando a fita, mesmo assim era mágico, meu quarto escuro, com a luz do projetor e Branca de Neve dançando, todos em silêncio e aquele barulhinho bom da máquina de sonhos!

O segundo é A Lagoa Azul, o filme era para 14 anos, que eu não havia completado ainda, mas me disfarcei de "mais velha" e de coração aos pulos, tentei enganar o porteiro e ... Consegui!

Que emoção eu senti, ao sentar na poltrona do Cine Trianon( hoje uma loja de departamentos) e assistir a um filme que não era para a minha idade. E eu adorei, acho que assisti umas 100 vezes !! Tinha mais ou menos a idade da atriz e todos os sonhos românticos típicos de uma adolescente!

Agora quero citar outros filmes, que também foram importantes, em outras épocas:

Romeu e Julieta, Amadeus, Amor sem Fim, Hair, O Dorminhoco, Orgulho e Preconceito, Feitiço do tempo, Ágata e a Tempestade, Pão e Tulipas, Matrix, Bete Balanço, Menino do Rio, Os filmes de Mazaropi (assistia com meu avô),Minha vida em Rosa, A Flor de meu segredo, Mulheres a Beira de um Ataque de Nervos, Ele o Boto, Sonhos Eróticos de uma Noite de Verão, Simplesmente Alice, O 8º Dia... Só para citar alguns porque a lista é grande e achei injusto só um...

Também quero aproveitar para fazer uma homenagem aos cinemas de minha cidade (Olinda e Recife), todos fechados:

Cine Bajado, Trianon, Art Palácio, São Luiz, Veneza, Ástor, Ritz, Ribeira, Moderno.

Cinemas de minha infância e juventude, que eu visitava muito e participaram inclusive do meu aprendizado, eles eram quase uma sala de aulas, com a diferença que eu adorava ir.

Obrigada à 7ª arte, muito de meu conhecimento sobre as coisas da vida veio daí.


Esta postagem faz parte da blogagem coletiva proposta pelo blog Fio de Ariadne




Comentários

  1. Oi, Nanda!

    Que delícia relembrar Branca de Neve... e a Lagoa Azul, hein??? belissimo filme!


    Obrigada pela visitinha no meu Infinito Particular!

    Beijos e uma quarta-feira excelente prá ti!

    ResponderExcluir
  2. Oi NAnda,
    Bela escolha, quem nao se encantou com Branca de Neve? Mas ve-la na parede do proprio quarto deve ter sido inesquecivel!

    Parabens pela doce participaçao!

    ResponderExcluir
  3. Oi Nanda,
    É difícil mesmo escolher um filme apenas, são tantos os filmes que nos marcaram e foram importantes... Muito bonita as suas lembranças do filme passando na parede de seu quarto de menina.

    O filme "História Real" é totalmente diferente dos outros filmes de David Lynch, que na maioria são pesados. História Real, além de ser uma história real mesmo, é de grande sensibilidade. As tomadas são lentas, a fotografia belíssima, a música muito linda, os diálogos ótimos... enfim, um filme que faz a gente pensar na vida e nos relacionamentos.
    Já viu que sou fã, não é?
    Bjs e obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Obrigada pela visita!
    Como é difícil escolher um filme que nos marcou, não é?
    Adorei a lembrança de Branca de Neve. Lembro que foi o meu primeiro disco, um compacto da história....
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  5. Oi Nanda,

    Amei o seu post, em ter sido versátil na escolha, conforme épocas, e achei muito bacana ter colocado o link de todos os participantes, estava tentando acessar o do blog da Vanessa, mas estava travando.

    Vou seguir a listagem por aqui
    ´Vou entrar um pouco mais tarde, pq hj minha vista não está muito legal, minha pressão ocular subiu, e terei que evitar algumas horas a claridade do computador.

    Que bom ter vindo aqui

    Bjs

    Chris

    ResponderExcluir
  6. Os filmes da infância e adolescência a gente não esquece, Nanda. A blogagem foi um sucesso, não?
    Beijo pra você.

    ResponderExcluir
  7. Oi Nanda, Boa Tarde!
    Antes de tudo obrigado pela visita e pelo comentário.
    Poxa achei o máximo essa experiência sua de ver Branca de Neve projetado na parede do seu quarto, deve ter sido mágico realmente uma sensação única.
    Lagoa Azul, ai Deus o que falar rs. Eu lembro que quando eu vi o que importava nem era muito a história, mas sim porque era proibido, meus pais não queriam deixar assistir, acabei vendo escondido, foi meu primeiro ato transgressor. Isso porque comparado aos filmes de hoje o filme era totalmente lúdico.
    Da lista que vc citou gosto também de Romeu e Julieta, Amadeus, Amor sem Fim, Orgulho e Preconceito, Matrix...
    Os filmes de Mazaropi eu me lembro de ter visto todos por causa do meu pai que sempre gostou.
    Minha vida em Rosa se for o que estou achando que é (o ator é indiano eu acho e no filme ele sempre tem visões com o Cary Grant) eu já vi e gostei.
    A Flor de meu segredo, Mulheres a Beira de um Ataque de Nervos, vixi nem falo nada pois adoro os filmes do Almodovar!
    Aqui em São Paulo os cinemas que eu costumava ir quando criança, ou mais jovem, rs... também fecharam: Ouro Verde (onde eu assisti ao meu 1º filme), Marabá, Olido, Ipiranga e outros que na maioria ou viraram igreja ou estacionamento ou ainda até continuam como cinema porém digamos que passam apenas filmes "adultos" hehehe.
    Beijos e parabéns pela participação!

    Paulo Ka

    the K theory
    http://paulo-k.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Claro que os filmes da minha vida não foram esses... mas já os vi!
    Interessante a iniciativa dessa blogagem colectiva.
    :)
    António

    ResponderExcluir
  9. Eu amo cinema e estou adorando esta blogagem coletiva, bom mesmo para reelembrar filmes antigos!!!
    Obrigada por sua visita e comentário no meu blog, seja sempre bem-vinda, viu?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. A Lagoa Azul!!! Perdi as contas de quantas vezes assisti!

    Muito bem lembrado :)

    ResponderExcluir
  11. Oi Nanda, adorei tambem lagoa azul, amadeus, matrix, bete balanco, sonhos eroticos de uma noite de verao...
    Viajei na sua experiencia com Branca de Neve projetado, sem som, com o barulhinho da maquina de sonhos...

    ResponderExcluir
  12. Branca de Neve, já vi quando meus filhos ainda eram pequenitos e Lagoa Azul continua a passar na tv e encantar!
    De facto há tantos filmes que nos marcaram...
    Beijinho
    Marie

    ResponderExcluir
  13. Oi Nanda!
    Assisti os dois fimes. Muito bons.
    Eles ficam guardados na nossa lembrança de adolescentes.
    Fazer esta postagem do filme de minha, faz a gente lembrar muitas coisas boas. Relembra é sempre bom e sádio.
    Venha me visitar.
    Ei!, que tal me incluir na lista.
    Grata
    Sandra

    ResponderExcluir
  14. Oi Nanda,

    realmente é muito difícilescolher "o" filme, pois cada filme nos marca de uma maneira. Dos que você citou assisti a poucos, mas você deu destaque a dois que, imagino, é muito difícil que alguém nunca tenha assistido: A Branca de Neve e A Lagoa Azul. E que experiência não, driblar o porteiro para ver um filme que lhe seria proibido, imagino a adrenalina e o quão recompensador fora.

    Belo post, abraços!

    ResponderExcluir
  15. Nanda, tudo bem?Muito obrigada pela vista lá no blog e bem lembrado de Branca de neve, um clássico do cinema infantil.Também tenho vários como A Lagoa Azul, Amor Sem Fim, Os Saltimbancos Trapalhões,Silêncio dos Inocentes,Click!,HairSpray,Fantasia do Walt Disney,Platoon, e por ai vai.Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Oi querida!

    Adorei o post. Branca de Neve me marcou muito também...

    Que blog lindo! Me passou muita serenidade. Fiquei encantada com o teu trabalho.

    Eu também estudei florais de bach e astrologia, mas nunca apliquei profissionalmente. Meu negócio é com as crianças mesmo.

    Adorei conhecer o teu cantinho, estarei aqui muitas vezes.

    Abraços, Michelle

    ResponderExcluir
  17. bela postagem, amei!! este dois filmes marcaram, o 1º minha infancia ( devo admitir que a de muita gente....rsrsrs)e o 2º minha adolescencia. parabéns pela postagem!!!

    bjocas

    ps: tbm estou participando, dá uma olhadinha lá.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Nanda!
    Gostei muito do seu post!
    Eu assisti a esses dois filmes que escolheu, e claro, foram mágicos pra mim na época também.
    Aqui na minha cidade todos os cinemas que eram na rua fecharam, eram charmosos e eu adorava frequentá-los. Atualmente só temos salas de exibição nos shoppings, o que fez perder o glamour.
    Ainda sobreviveram 3 ou 4 espaços que exibem filmes não comerciais, e neles há cafés e galerias de arte, lugares muito bons.
    Agradecendo a sua visita e por ter linkado meu blog no seu post.
    Volte por lá quando quiser, será sempre bem-vinda.
    Beijos Tempestuosos!

    ResponderExcluir
  19. Oi Nanda

    Nossa eu assisti os dois filmes, foram em épocas maravilhosas que eles apareceram na minha vida também, que legal você falar deles!

    Bjokas

    ResponderExcluir
  20. Fala sério! desculpe, mas eu ri demais. Lagoa Azul é realmente marcante, tenho que admitir.
    Você é uma leitora compulsiva, Nanda?
    Araços,

    Gustavo

    ResponderExcluir
  21. Muito legal sua postagem..confesso que não lembro deles..mas tenho visto muitos filmes infantis..deveria ate ter postado que o filme da minha vida é Toy Story de tanto que tenho que assistir com meu filho rs..
    Seu blog é otimo...bom conhecer.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oi Nanda!
    Então eu fui procurar no nosso velho e bom amigo Google e descobri o filme que você mencionou e esta certo sim o nome eu que troquei as bolas. Vendo o trailer eu lembrei dele, já assisti sim e realmente é bem legal. O que eu confundi chama-se “Um toque de rosa” e é com aquele ator Jimi Mistry que fez também a comédia “O Guru do Sexo” e “Uma Garota Encantada”. Bem meu diretor top dos top é Alfred Hitchcock então isso já responde sua pergunta sobre gostar de filme de suspense hehehe. Terror eu gosto também, mas acho que é mais pelo fato de que quando criança ninguém deixava assistir então quando pude era só isso que eu queria ver. Eu gosto do trabalho do Woody Allen, porém como disse meu diretor preferido é Hitchcock seguido pelo Almodovar. Adoro todos os filmes dele.
    Aqui os cinemas que eram considerados grandes Palácios Cinematográficos já não existem mesmo, o que é uma pena. O Cine Marabá era meu preferido, era lindo e enorme acho que nunca vi um cinema tão grande quanto ele. Em função do trabalho que fiz de graduação na faculdade eu até tenho um livro ótimo que conta a histórias de várias Salas, ou melhor, “Palácios Cinematográficos” que existiam aqui em São Paulo e no Rio de Janeiro. Ver esse livro é pura nostalgia, pois lembro dos lugares que visitei e que hoje ninguém conhece pois a única opção se tornou os cinemas de Shopping e algumas poucas Salas de “Rua” mas nenhum com o mesmo glamour e encanto dos grandes Palácios.

    Beijos
    Paulo Ka

    ResponderExcluir
  23. Virei seguidor, gostei! Gosto do nome e da apresentação, além de alguns posts mito especiais.
    Grande abraco

    ResponderExcluir
  24. Oi, Nanda...
    Tua seleção é linda também...
    Branca de Neve é bonito de se ver em qualquer idade!
    Obrigada pela visita, lá casa é sempre sua!
    Voltarei mais vezes aqui.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  25. nossa adorei kra
    muito bom o seu post
    bjus

    ResponderExcluir
  26. Hummm, adoro os filmes da Dyseney, especialmente esses de antigamente, quando tudo ainda era muito mais imaginação do que tecnologia... Uma referência e tanto.
    Já Lagoa Azul, tenho uma certa resistência. Acho que foi porque repetiu muito na Sessão da Tarde =) hehehehe Mas as imagens dele são lindas, o mar muito azul, a própria lagoa... Tudo muito inspirador.

    Um beijo.
    =*

    ResponderExcluir
  27. Adorei o post, Nanda. Além de citar clássicos que todos adoram, você pegou em um ponto importante que são os cinemas de rua (de Olinda no caso) e que são destruídos para construção de outras lojas.

    Abraço

    ResponderExcluir
  28. Também lembro da Branca de Neve como um dos primeiros filmes que assisti, o VHS ainda está perdido aqui em casa :D

    Obrigada pelos comentários e os biscoitos do blog são uma tentação até para mim que entro todo dia, haha.

    Bárbara :)

    ResponderExcluir
  29. Como me lembro bem da Branca de Neve. Tive de sair do cinema chorando com medo da bruxa. :-)

    Obrigada por participar da coletiva.

    Abralo

    ResponderExcluir
  30. Amiga Nanda Botelho, seus primeiros filmes são maravilhosos, gosto dos dois, principal da Branca de Neve. Parabéns pela blogagem. Aqui em minha cidade os cinemas tradicionais também fecharam, agora só temos as salas dos shopings, é uma pena!

    abraços - Mangarosa

    ResponderExcluir
  31. Nanda, vim agradecer seu comentário no meu cantinho de rabiscos, li seu post e dei um pulo no passado.
    Lembrei que assisto o Cine Alhambra (Rua Direita) o filme Pinoquio em desenho animado de Walt Disney. Foi fantástico.
    Obrigado pela oiportunidade.

    ResponderExcluir
  32. oi nanda! adorei seu post! também me lembro de branca de neve e meu pai também passava filmes pra gente em casa...era emocionante!! A lagoa azul comigo foi igual à você!! hehehe adooorei! visite o docelado! bjos, vou adicionar seu blog também gostei muito! claudia

    ResponderExcluir
  33. Oi Nanda...
    Obrigada pela visita lá no meu blog. Vc citou dois filmes também muito especiais pra mim.
    Super beijos!

    ResponderExcluir
  34. Oi Nanda, adorei sua visita, volte sempre, parabéns pelas suas escolhas, lindas histórias, lindos contos, tem gosto de saudade... beijo no seu coração!

    ResponderExcluir
  35. Nanda,

    Muito singela sua indicação de filme, suas primeiras impressões sobre a sensação de assistir a um filme em seu próprio quarto, uma coisa meio mágica que marca realmente!

    É difícil escolher apenas um, não é mesmo?! As outras indicações são igualmente maravilhosas!


    beijos,

    ResponderExcluir
  36. Minha cara NANDA BOTELHO, muito feliz a sua blogagem, eu adoro a Lagoa Azul. E não vejo a hora de poder apresentar a Branca de Neve para minha pequena filha. Parabéns e muita paz e harmonia em sua vida.

    Forte abraço

    Caurosa

    ResponderExcluir
  37. Clássicos. Impossível não voltar ao tempo vendo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  38. bonitos esses filmes,a branca de neve é um clássico muito bonito.
    Eu também participei nessa blogagem.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  39. Também enganei o porteiro do cinema pra ver Lagoa Azul! rsssssssss
    Amo os filmes do Mazzaroppi, às vezes os pego na locadora e dou boas gargalhadas.
    Obrigada pela visita.
    Adorei o seu perfil.
    Além do Sem Censura, tenho um blog mais intimista, é o http://jardimsecreto09.blogspot.com
    Apareça pra um cafezinho.
    Namastê

    ResponderExcluir
  40. Branca de Neve e Lagoa Azul são qse que classicos, todo mundo ja viu uma vez na vida, principalmente as garotas... A sua lista no geral e bem interessante! beijos e obrigada por me visitar =)

    ResponderExcluir
  41. Olá, Nanda.
    Retribuindo a sua visita.
    Voltarei depois, com mais tempo, para fuçar outros posts do blog.
    Beijos

    ResponderExcluir
  42. Vim aqui conferir sua blogagem coletiva. Lagoa Azul é maravilhoso memso, mas BRanca de Neve de tamanho natural é pra poucos, hein? Vou passar aqui mais vezes...
    Beijão!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi queridos/das, adoro ler comentários, contribuam para o meu prazer! Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Na Raiva dizemos a verdade?

Inveja – Alguém que lhe imita está com inveja?

Sobre criação de realidade