Questionamento sobre Infidelidade





Acho a palavra infidelidade (para descrever o comportamento extra conjugal de um consorte) esquisita. Para mim melhor é deslealdade, que é a falta de sinceridade, franqueza, honestidade ou mais simplesmente: mentira. Já que a maioria não conta, antes de se envolver com um terceiro, para o parceiro/a.

E tem outra coisa... Porque a infidelidade ou traição só é considerada se for sexual? Pelo menos é o que se fala. “Mas querido/a não aconteceu nada...” Nada aí é o ato sexual, viu? Penso que talvez seja assim por ser a única coisa que podemos restringir e exigir exclusividade do outro. Já pensou se isso valesse para o sorriso, abraço, beijo (na bochecha)?

O sexo se tornou um marco do nível de intimidade e exclusividade entre o casal. É algo que podemos medir e limitar e sonhamos que controlamos. O delírio pior é que pensamos controlar os impulsos sexuais do outro, não se controla nem os próprios! Mas se almeja controlar o alheio... Depois dizem que somos sãos!

Isso tudo, se pararmos para pensar, é muito estranho. Essa perturbação em que os seres humanos vivem, tomando conta dos órgãos sexuais uns dos outros. E sofrendo por saber, lá no fundo, que não conseguem.

Fecho com as palavras de De Rose no livro Alternativas de Relacionamento Afetivo:

“O que não é fiel é o comportamento. Fidelidade é quando há uma cópia exata de algo. Se você faz um tipo de discurso, para ser fiel, deve se comportar como discursa. Então se você fala uma coisa e faz outra está sendo infiel, não exato”

Que tal fazer o que fala? Ou falar o que realmente faz?

Namasté!


Leia também:

Comentários

  1. Eu tambem considero a deslealdade maléfica comparada ao que chamamos de infidelidade.

    Ser LEAl é demonstrar integridade de caráter e honestidade. É haver veracidade nas palavras e sobretudo na atitude. Indifelidade é a consequencia da falta da verdade.

    Eu sofri por anos a deslealdade, o que julgava confiável era uma farsa.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Sissym:

    Dizer a verdade, às vezes, implica em perdas, então preferimos omitir detalhes importantes para o outro, e vivermos uma falsa liberdade. Para a verdade é preciso maturidade e coragem de perder.
    Mas acho que vale a pena vivê-la.
    Há dor, porém ela é aguda e não crônica como na mentira.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente, a pior traição não é a carnal e sim a de pensamento e de atos, posso estar ao lado de uma pessoa que não me trai fisicamente, mas o faz pelo desrespeito ao concordar com situações que em seu âmago, repele. E como dizia uma amiga minha, o pensamento é livre !

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Nanda. Ela é tão perigosa que está incluída nos Dez Mandamentos. Mas hoje, tornou-se normal trair. Todo mundo trai. Mas a traição traz consigo grandes males. Se chegou a trair inda embora seja pelo pensamento é que as coisas em casa não andam lá muito bem. Com certeza não há diálogos, não existe espírito fraterno e muito menos amor. A paixão tem destas coisas. Nunca o Amor. Forte abraço e fique em paz amiga.

    ResponderExcluir
  5. Antônio:

    Ser feito de bobo por alguém que a gente confia é doloroso. Mas querer controlar os pensamentos deste é, para mim, tolice. Não acredito em "traição" por pensamentos. Penso que a mente é o único lugar que podemos ser realmente livres. Para mim o grande problema é a mentira para si mesmo, é fazer uma coisa e desejar ou pensar outra sempre.
    Esta é uma prisão e consequentemente uma relação de farsa.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Fantasma:

    Não acredito que agora se minta mais nos relacionamentos do que antes, este tipo de conduta sempre foi prática da humanidade, tanto que está nos mandamentos... Hoje se fala disto mais abertamente e podemos escolher mudar de parceiro com mais facilidade, tornando a mentira desnecessária. Porém o hábito de mentir está tão arraigado que preferimos usar o velho método ao invés de enfrentar nossas dificuldades, desamores e impulsos sexuais...
    Concordo que quando atingimos o amor estas coisas passam, mas aí achamos que não devemos estar mais com aquele parceiro, pois acabou o motivo! Ainda achamos que devemos estar apaixonados para manter um relacionamento, então terminamos não aproveitando o amor...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. essa fator.. de traição em todos aspectos e relacionamentos sempre existiu..

    ResponderExcluir
  8. Paz-com-Deus:

    Sim, aprendemos a mentir e encontramos vantagens nisso...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Muito bom Nanda, ninguém consegue exclusividade de alguém a menos que essa pessoa queira. Não dá para controlar pensamentos, desejos e ações.
    Beijão querida!!!

    ResponderExcluir
  10. Aurelio:

    Quanto mais cedo aprendemos isso mais aproveitamos dos relacionamentos!!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. O objetivo de um ano novo não é que nós deveríamos ter um ano novo. É que nós deveríamos ter uma alma nova - [Gilbert Keith Chesterton]

    Feliz Natal, queridíssima! :D

    ResponderExcluir
  12. Cada casal tem um pacto e depende do que um espera do outro. Se você deixa claro que considera um flerte, uma infidelidade, o outro tem que respeitar, do contrário está comprovada a falta de lealdade - a quebra de um pacto.
    Feliz 2012!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Nanda, assunto complexo. Cada pessoa tem sua idéia a respeito disso. Depende muito do grau de evolução e consciência. Bjs, obrigada por vir aqui, Cynthia

    ResponderExcluir
  14. Oi Nanda!
    Saudades dos seus posts que eu adoro!
    Então...acho que tudo na vida muda, inclusive nossa visão sobre as coisas. Para mim, traição já foi algo imperdoável, hoje é relativo como mtas coisas. Ir para cama por um impulso carnal é mais compreensível que passar a vida dizendo "te amo" a uma pessoa, enquanto de fato, ama-se outra. Como vc bem disse, pior deslealdade é consigo mesmo, mentiu para si, mentiu para o mundo. Mas de fato é mto difícil andar de mãos dadas com a verdade. Bjos

    ResponderExcluir
  15. acabi de te segiur me sege tbm se puder obrigaada..http://gleicihelly.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Passei para deixar o meu carinho e abraço.

    "Amizade, palavra que designa vários sentimentos, que não pode ser trocada por meras coisas materiais.
    Deve ser guardada e conservada no coração."

    Carinhosamente
    Até mais,
    Sandra

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi queridos/das, adoro ler comentários, contribuam para o meu prazer! Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Na Raiva dizemos a verdade?

Inveja – Alguém que lhe imita está com inveja?

Sobre criação de realidade