A Auto Estima um Bem Essencial


Rosette Poletti e Bárbara Dobbs
Tradução de Stephania Matousek
Petrópolis, RJ: Vozes, 2007
Coleção Práticas para o Bem Viver
ISBN 978-85-326-3555-6
Copyright 1998


Este pequeno livro escrito por duas enfermeiras francesas enfoca um tema, para mim, central na saúde emocional. Parece simples demais, mas acho que a falta de auto estima é a raiz de vários problemas mentais.

Elas começam o livro com a estória da águia que foi criada como galinha, do folclore indígena americano, e transferem para a nossa criação. Somos pessoas com um potencial enorme, criadas com a ideia de que não somos lá grandes coisas, temos o potencial de voar alto, mas vivemos grudados no chão.

O livro é bem objetivo e dá o conceito de auto estima, como ela é criada, seu desenvolvimento e a importância do ambiente e dos pais. E também como aumentá-la no adulto. Está muito bem organizado e fácil de estudar, dividido em quatro partes: Conceito, Fonte de auto estima, Desenvolvimento no adulto e Instrumentos para melhorar a auto estima. Esta última parte contém sugestões de como aumentar a auto estima através de afirmações e desapego de comportamento negativo, ajudando a criar uma visão positiva de si mesmo.

Gostei de tudo, só senti falta de um enfoque na personalidade da pessoa, termina que quem lê o livro, pode ficar com a idéia que a baixa auto estima só é criada através do ambiente e criação, no que eu discordo, penso que há um forte peso da própria maneira de enxergar o mundo. Acredito que esses dois fatores contribuem para a manifestação da falta de auto estima.

No mais, achei um bom livro, fácil para aprender rapidamente, algo tão precioso para a vida de cada ser humano e da coletividade. Parabéns para as autoras.

Boa leitura!

Comentários

  1. Não sabia nao...vo procurar ele na biblioteca....

    abrços

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela dica!

    Não se esqueça hoje da hora do planeta...

    Eu vou dar o meu voto. E você?

    Abraços,
    Fatima

    ResponderExcluir
  3. OI NANDA,
    ESTE ASSUNTO MUITO ME INTERESSA, POIS CONCORDO QUE A BAIXA AUTO ESTIMA É A RESPOSTA PARA TODAS AS NOSSAS ANGÚSTIAS E TRISTEZAS DE VIDA...SÓ QUE FIQUEI CURIOSA COM SEU PENÚLTIMO PARÁGRAFO ONDE VOCÊ FAZ A CRÍTICA AO LIVRO DIZENDO QUE ESPERAVA QUE AS AUTORAS ENFOCASSEM, ALÉM DAS QUESTÕES AMBIENTAIS E DE CRIAÇÃO, A QUESTÃO DA PERSONALIDADE: "HÁ UM PESO FORTE DA PRÓPRIA MANEIRA DE ENXERGAR O MUNDO ALÉM DO AMBIENTE E DA CRIAÇÃO". GOSTARIA QUE VOCÊ DISCORRESSE MAIS SOBRE ISSO VISTO QUE ATÉ ENTÃO EU SÓ HAVIA PENSADO NAS DUAS PRIMEIRAS E COMO ESSE ASSUNTO PRA MIM É VITAL, FICARIA GRATA COM MAIS INFORMAÇÕES...
    NAMASTÉ

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi queridos/das, adoro ler comentários, contribuam para o meu prazer! Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Na Raiva dizemos a verdade?

Inveja – Alguém que lhe imita está com inveja?

Sobre criação de realidade