Aquilo que sai da Boca
A @FLORALBELA sugeriu um tema:
“Gostaria que você falasse da “palavra””
Vamos lá, achei interessante, pois este tema é a ferramenta de meu ofício, eu trabalho com a palavra. Elaboramos nossos pensamentos e emoções por meio dela. E muitas vezes é ela que nos causa perturbação. São nossos mal entendidos e interpretações próprias do que o outro fala que nos fazem sofrer.
Muitas mágoas são provocadas por palavras ditas e entendidas erradamente. Os indianos dizem que é preciso ter muito cuidado com ela, pois depois que é jogada ao vento não tem volta. O silêncio é considerado muitas vezes mais valioso e mais sábio por eles.
Mas a palavra bem usada cria beleza e emoções positivas, encanta e conforta. Às vezes só precisamos de uma frase, outras nem um discurso inteiro é capaz de mudar nosso rumo. A palavra é considerada uma arma que tanto liberta como aprisiona. Faz revoluções, é invólucro de ideias.
Nossa cultura nos dá overdose de palavra escrita e falada, às vezes sem nos dar tempo para digerir. Alguns dizem que é a palavra que nos faz quem somos; humanos. O que sei é que nos dedicamos pouco à arte da boa fala, somos desleixados, na maioria das vezes, com nosso vocabulário e ainda subutilizamos esse instrumento.
Como já disse ela é o meio em qual eu trabalho, eu a uso para reformular conceitos que muitas vezes atrapalham nossas vidas. Para mim ela, em combinação com o silêncio, pode fazer de nossas vidas um paraíso.
E você como vem usando essa ferramenta? A seu favor ou contra você? O que tem saído de sua boca lhe enriquece e ao meio em que vive? Tem sido muito econômico ou exagera na dose?
Namasté!
Leia também:
A Difícil Arte de Dizer Sim e Não
Silenciar
Calar faz Bem?
olá ,nanda
ResponderExcluirÉ verdade temos que ter muito cuidado com as palavras .Eu costumo falar, às vezes sem pensar ,isso causa alguns constrangimentos, por dizer exatamento o que penso e sinto..e exagero na dose ,talvez por isso tenho estado ultimamente mas reservada quanto a isso..
beijos no coração
Rosana ♥ ♥ ♥
Rô:
ResponderExcluirOlha! O google deixou vc voltar!!!!
Bom ver sua fotinha de novo!
Como vc sabe somos quase gêmeas...rsrs então tenho o mesmíssimo problema.
Mas continuo no treino da palavra eficiente, um dia chego lá, e se não chegar, valeu a intenção! rsrsr
bjão!
Faço minhas as palavras da Rô Botelho... A maior parte de meus desentedimentos é por causa da palavra não pensada... Às vezes penso que deveria ter nascido muda!!! Rsrsrs
ResponderExcluirAna:
ResponderExcluirVc quase acertou a Rô já faz parte da família, por afinidade! rsrsr
Achei ótimo vc juntar nós duas! ( Rô Castro - Nanda Botelho)
Nós três precisamos treinar o silêncio para aprender a usar a palavra eficiente! Bjão!