Liberdade

Abaporu - Tarsila do Amaral 1928


Ai que prazer
não cumprir um dever.
Ter um livro para ler
e não o fazer!
Ler é maçada,
estudar é nada.
O sol doira sem literatura.
O rio corre bem ou mal,
sem edição original.
E a brisa, essa, de tão naturalmente matinal
como tem tempo, não tem pressa...

Livros são papéis pintados com tinta.
Estudar é uma coisa em que está indistinta
A distinção entre nada e coisa nenhuma.

Quanto melhor é quando há bruma.
Esperar por D. Sebastião,
Quer venha ou não!

Grande é a poesia, a bondade e as danças...
Mas o melhor do mundo são as crianças,
Flores, música, o luar, e o sol que peca
Só quando, em vez de criar, seca.

E mais do que isto
É Jesus Cristo,
Que não sabia nada de finanças,
Nem consta que tivesse biblioteca...

Fernando Pessoa 


Simplesmente adoro esse poema, ele parece muito comigo! Uma das coisas que mais gosto é não ter compromisso, sou muito responsável, mas acho que o bom da vida é fazer o que dá na telha momento a momento... Seria muito bom que não precisássemos de "dever" nada. 

Usufruir a vida no mais puro que ela tem é um privilégio dos poetas, uma coisa que ando fazendo muito! Amém!

O quadro de Tarsila eu também gosto, lembra essa leseira do descompromisso, ficar ao sol, lagartixando...Só no deleite de existir.

Ah! Foi da assinatura de F.Pessoa que me inspirei para minha própria assinatura.

Para saber mais clique:
Abaporu
Tarsila do Amaral
Fernando Pessoa

Comentários

  1. Nandinha! Quase perfeito esse poema do Pessoa! Ele só se esqueceu de completar: "Grande é a poesia, a bondade e as danças..."! Faltou o "Amor" nesse verso! Bjss (De resto, tb se parece comigo!)

    ResponderExcluir
  2. LandNick:


    Bom se faltou o amor então imaginemos ele, não é? Uma das coisa de fazer o que dá na telha é amar! rsrs
    Mas acredito que ele fala do amor mais profundo, daquele tipo de amor que nos faz existir de forma mais completa.
    Então vc é da turma, hein? Da turma dos vagabundos, como eu! rsrs Sou uma supertramp! kkkk
    Xero!

    ResponderExcluir
  3. Eu pessoalmete neste dado momento estou seguindo a escrita, sem fazer nada, tô com todo tempo do mundo ; brincando e blogando com o senhor da ociosidade!

    Beijos e abraços minha amiga Nanda!

    ResponderExcluir
  4. Renilson:

    Nossa! que fantástico! Eu estou quase assim, ainda tenho uns compromissos, pois senão eu não posso pagar conta nenhuma, mas estou arrumando para que no futuro meu dinheiro trabalhe para mim! rsrs

    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Eu vou mandar esta poesia para a minha filha ler. Com certeza, ela vai se tornar fã e querer saber como falar com alguem que a entende!

    Quanto o Abaporu, foi um dos lindos desenhos que ela fez quando estava na escola-creche.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ahhh, Nanda! Que termo mias delicioso. "Lagartixando..." E se puder ao lagartixar e estar tudo nos conformes.. É o paraíso, né?

    Beijos!

    Valéria

    ResponderExcluir
  7. De fato, lindo poema..
    Estou precisando demais de lagartixar rsrsrs
    To esperando esse dia aparecer na minha vida, no momento somente correria... mas viver é isso, não é?
    Seguindo vc aqui e no dihitt
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Sissym:

    Será uma boa ideia? rsrsr
    Eu também sou preguiçosa e nunca gostei de estudar o que mandavam na escola, hj estudo muito, mas por gosto.
    Olha! Sua filha já tinha uma iniciação artística ótima na infância!
    Bjs!



    Valéria Mello:

    Sim ,lagartixar é tudo de bom, e sempre estará tudo nos conformes, tenha coragem! Lagartixe!!! rssr
    Bjs!




    Tatiane:

    É um poema esperto! rsrs
    Não espere faça ele acontecer, pelo menos uma vez por semana, se vc não tomar prumo, a roda viva não deixa.
    Viver não é correria, a vida é eterna ela tem tempo para tudo! rsrs
    Estou lhe acompanhando no dihitt e percebi que gosta de fotografia, então seguirei seu blog!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Nanda, belíssimo poema... tão suave como a brisa que nele há.

    bj

    ResponderExcluir
  10. On The Rocks:

    Sim, leveza absoluta! rsrs
    Bjs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi queridos/das, adoro ler comentários, contribuam para o meu prazer! Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Na Raiva dizemos a verdade?

Inveja – Alguém que lhe imita está com inveja?

Sobre criação de realidade