BLOGAGEM COLETIVA - Inclusão Social


"Inclusão social é uma ação que combate a exclusão social geralmente ligada a pessoas de classe social, nível educacional, portadoras de deficiência física, idosas ou minorias raciais entre outras que não têm acesso a várias oportunidades. Inclusão Social é oferecer aos mais necessitados oportunidades de participarem da distribuição de renda do País, dentro de um sistema que beneficie a todos e não somente uma camada da sociedade."
Fonte: Wikipedia


Essa proposta de inclusão tem tudo a ver com uma vida espiritualizada, pois as atitudes de uma pessoa com comportamento espiritual é exatamente essa, ela trabalha para uma distribuição de renda justa, ela vê as diferenças, apenas como diferença e não como impeditivo de convivência e ela procura viver de uma forma que beneficie a todos.

Acho essa proposição muito pertinente e ligada ao desejo atual de mudança de estilo de vida. O que temos hoje é o reflexo de nossas escolhas anteriores, baseadas em valores pouco maduros, vivíamos como crianças em corpo adulto, mas tínhamos comportamentos infantis de inveja, insegurança interna, sentimento de dúvida quanto ao nosso valor, desejo de poder e posse, individualismo... Nossas leis e formas de viver estavam baseadas nesses pressupostos.

Vejo que começamos a tomar rumo de uma vida adulta na qual temos mais segurança pessoal, sentimento de importância, amor próprio. O que nos leva a pensar em termos de coletividade, na qual nossa família não se restringe mais ao sangue e sim a algo maior, somos uma família terráquea e estamos começando a entender isso, alguns primeiros, outros mais lentamente.

O pedido de inclusão é um começo, mas não devíamos "combater" a exclusão, mas simplesmente incluir, primeiro em nossas mentes e depois em atos. Devemos incluir todos como uma grande família, sabendo que como em toda família tem os que precisam de mais atenção, mas essa atenção também tem que ser diferenciada, não devemos olhá-las como coitadas e sim como pessoas com necessidades diferentes, não devemos tratá-las como incapazes e sim como pessoas que levam mais tempo para fazer algo. E não estou falando de deficiência física, estou falando dos portadores de deficiência moral, aqueles que estão roubando, desde superfaturamento de algo até o furto de um objeto, ou tendo comportamentos destrutivos, como matar, bater, ameaçar, humilhar, devastar o meio ambiente, etc. Esses para mim são os que precisam de mais atenção, disciplina, regras firmes, compreensão de consequencias e principalmente oração, para libertar sua alma infantil, permitindo um crescimento saudável.

Proponho incluir essas pessoas em nossas orações, como fez Jesus ao se ocupar da ovelha desgarrada ou ao celebrar a volta do filho pródigo. Para mim a inclusão começa no coração e na mente então ela simplesmente acontece nos atos. E nem precisaríamos de leis para dizer-nos o que fazer, nós saberíamos.

Namasté! ( O deus que habita em mim saúda o deus que habita em ti)

Leia Também:

Comentários

  1. Oi Nanda!!

    Parabéns, vc foi muito feliz em suas colocações,

    Jesus foi a Pessoa que mais se preocupou com a inclusão social que já existiu,

    Seu texto está irretocável, e me deixa extremamente realizada em tê-la entre os participantes!

    beijos querida!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante sua abordagem.
    Nota 1000.

    ResponderExcluir
  3. Nanda,

    eu acredito que essa evolução espiritual se faz mais do que necessária, mas será difícil combater os doutores da lei , eles exercem um poder político que tem a exclusão como arma, por isso excomungam e condemam, a nossa indignação ainda há de nos mobilizar contra isso.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, muito expressivo a sua abordagem, sua postagem e a forma colocada da inclusão social.

    Gostei muito,

    bjs, bjs,
    Chris

    ResponderExcluir
  5. Namasté pra ti também nanda e parabéns pela postagem
    Abraço
    angel

    ResponderExcluir
  6. Esta blogagem esta nos proporcionando ótimos textos com ideias novas e que precisam ser aplicadas para que haja uma verdadeira inclusão social.
    Agradeço sua visita e comentário feito no meu blog.

    ResponderExcluir
  7. que belo texto, parabens pela abordagem....

    abraços, tbm estou partcipando, dá uma olhadinha lá.

    ResponderExcluir
  8. Muito pertinente sua abordagem. E como a Ester comentou, Jesus já havia sido um percursor na batalha contra a exclusao social.
    Estou gostando muito de ler os vários e diferentes posts desta coletiva. E como eu sempre finalizo os meus comentários...
    Espero viver o dia em que o acesso as oportunidades da vida chegue a TODAS as pessoas, com igualdade de direitos e benefícios.
    Abraços, Fatima

    ResponderExcluir
  9. É um blog muito especial. Sempre encontramos algo que nos faz repensar sobre algo. è muito especial, também, sua amizade.
    beijos.

    ResponderExcluir
  10. Muitas vezes pergunto como que simples atos de verdade como foi desempenhado pela Ester, nos faz entrar nesse mundo magico de verdade; esse mundo que ao mesmo tempo falamos de algo serio, encontramos novos amigos, novos conteudos. Isso se chama mudança, isso é incluir na sociedade, mostrando o que somos capaz. E hoje ao ler seu conteudo deparo com varias suspresas como essa, que faz eu parabenizar a vc.. pelo excelente trabalho...

    Continuemos....abraços

    "A gente nao faz amigos, reconhece- os"
    Vinicius de MOrais

    ResponderExcluir
  11. aueeeeeeeeeeeeee
    adorei a postagem super espiritual
    kraca, muito bom mesmo
    bjão

    ResponderExcluir
  12. Nanda,

    com relação às suas dúvidas sobre como proceder para se inscrever na TERTULIA VIRTUAL, é isso mesmo. Dia 13, amanhã, portanto, o link e o nome do seu blog poderão ser inscritos no MISTER LINKY´S lá na Central de Relacionamento. Normalmente é no dia 14, as inscrições para o dia 15, mas este mês cai num sábado e domingo, e como muita gente fica longe dos blogs esses dias, adiantamos para dia 13.
    Qualquer outra dúvida nos consulte!
    DESEJO que faça uma boa postagem, e visite os participantes. A brincadeira é essa!

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. OI Nanda, teu texto me fez parar para refletir muito hoje. A gente tem que, cada vez mais, apesar dessa correria louca, cuidar da espiritualidade.

    Grande abraço vindo do Planalto Central!

    PS: Que ótimo esse movimento da Blogagem Coletiva, né?

    ResponderExcluir
  14. Oi Nanda, vou te explicar passo a passo como proceder:

    1- SALVE a foto da blogagem em suas imagens,

    2- No seu blog vá em PAINEL

    3- Clique em LAYOUT

    4- A direita clique em ADICIONAR UM GADGET

    5- Abrirá várias opções: escolha a opção IMAGENS que tem uma árvore,

    6- Coloque o link do meu blog onde pede http://

    7- procure a foto, adicione e SALVE,


    pronto! seguindo esses passos vc consegue,

    bjs,

    ResponderExcluir
  15. Olá amiga. Já que estou aqui, porque não comentar este post? Também participei, embora tenha abordado um aspecto diferente. Penso que compreendo suas palavras, embora eu ache que é necessário primeiro não excluir, para depois podermos participar da inclusão, mas a ideia não é muito diferente, aliás a onda é a mesma. Tudo de bom para si amiga.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi queridos/das, adoro ler comentários, contribuam para o meu prazer! Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Na Raiva dizemos a verdade?

Inveja – Alguém que lhe imita está com inveja?

Sobre criação de realidade