Economia Solidária


João Joaquim de Melo Neto

"Ele combate a pobreza com uma moeda diferente, o palma."


Acredito em trabalhar para ajudar pessoas que estão pobres, a não estarem mais, a dizer a elas que não precisam esperar caridade de ninguém, que elas mesmas se enriquecem. E não estou falando em milhões, mas uma vida confortável, com acesso a tecnologia que o próprio homem criou.

Não boto fé no modelo antigo de caridade que para mim mantém pessoas aprisionadas, não transforma e multiplica "os necessitados", acho importante o tipo de ação do João (ler matéria), que não faz nada no lugar do outro, mas cria oportunidades deles mesmos fazerem. Um mundo onde existam mais pessoas ricas é melhor, e novamente, quando falo em riqueza, não estou me referindo à mansões, helicópteros, carrões...Estou falando em ter alimentação saudável, educação de qualidade, acesso à tecnologia e à medicina, lazer, bom lugar para morar, conforto e beleza.

A antiga caridade me parece um buraco sem fundos, quanto mais se dá, mais mãos aparecem para pedir e não tem fim; quando se ensina autonomia essas mãos começam a realizar , a construir, deixam de estar levantadas para o céu esperando algo cair.


Para ler a matéria,

Clique aqui



Textos relacionados:

Comentários

  1. Amei seu blog viu linda!!

    ResponderExcluir
  2. Amei seu blog viu linda!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Nanda,
    Legal o seu post. Caridade só ajuda se der a receita ao invés do bolo pronto!

    Recentemente escrevi sobre "uma viagem num mundo de blogs..."
    veja lá.

    Abs, Fatima

    ResponderExcluir
  4. Oi Nanda,
    Se todos fossem como esse ex-seminarista que acreditou em seu projeto e criou essa comunidade, e tivéssemos um pouco mais de honestidade em cada um de nós, poderíamos sim, criar um Brasil mais justo, mais humano!

    A caridade é a única forma de ajudaro ser humano a evoluir espiritualmente!

    Vi esta reportagem na Tv e através do blog tive a oportunidade de conhecê-la um pouco melhor!
    Parabéns!

    Bjo grande

    ResponderExcluir
  5. Ólá,
    Passeando pela net, tive o imenso prazer em conhecer seu espaço, muito legal os temas que aborda!
    Gostei muito daqui, voltarei mais vezes...
    Continue a nos engrandecer com textos caridosos, inteligentes...
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Vir aqui é sair sempre com uma mensagem de otimismo. Adorei esta mensagem.

    Tem um prêmio pra você no meu blog. apareça.
    Beijão

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi queridos/das, adoro ler comentários, contribuam para o meu prazer! Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Na Raiva dizemos a verdade?

Inveja – Alguém que lhe imita está com inveja?

Sobre criação de realidade