Dia Internacional da Paz

Série dias comemorativos

O que é paz? Será que realmente sabemos? Será uma simples ausência de conflito? Será um estado mental de inteligência superior?Ou comportamentos gentis? Tudo isso junto? Todo mundo parece desejá-la, mas nem todos estão dispostos a exercitar... É difícil ser pacífico, não revidar quando instigado. Não é fácil agir com criatividade nas horas que somos desafiados à briga. É preciso muita sabedoria e treino para conduzir suas emoções para uma ação construtiva, quando alguém ou algo está nos cutucando...

Será que ser pacífico é não se defender de agressões? Será que dar a outra face é literalmente apanhar até morrer e não revidar? Sabe que às vezes penso que sim?! Uma vez vi uma cena num filme, A Missão , com Robert De Niro, um padre interpretado por Jeremy Irons, diz num momento de rebelião que se pegasse numa arma para se defender ele estaria agindo contra tudo que acreditava e pregava. Então foi em procissão na direção de seus atiradores e morreu.

Qual será a medida da paz? O que estamos realmente dispostos a fazer por ela? Falar é muito bonito e fácil, é politicamente correto desejar a paz num discurso. Mas quando você age nesse espírito? Já é capaz de dar uma volta na sua raiva? Hoje é dia de pensar e agir em paz!

E você como vai passar esse dia?

Namasté! Chanti chanti chanti (Paz paz paz)


Leia também:
Selo de qualidade
Dia Mundial da Cooperação
Dias Comemorativos

Comentários

  1. Todos queremos e ansiamos por ela, que deve começar em nós.beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia menina!

    Aderi a essa idéia tbm.
    Acho que paz é algo tão abstrato que bem poucos sabem definir ou sentir. Podemos ver a paz nas pequenas coisas, nas grandes dificuldades - ainda que nos desesperemos - e logo a seguir percebamos que aquilo é paz... paz está na luz, paz está nos olhos inocentes das crianças que acreditam nela, paz está no silêncio de um quarto ainda que carregemos para dentro dele todos os problemas que tenhamos de resolver..enfim, paz para mim é tentar resolver e viver melhor.

    Gostei muito de seus textos.


    beijos

    ResponderExcluir
  3. O mundo precisa muito da paz, mas as vezes nem mesmo em nossa cidade a encontramos... o individualismo crescente mascara a sociedade!

    ResponderExcluir
  4. Chica:
    Sim, deve começar em nossas mente e atos!
    Bjão!


    M.Nilza:
    Eu também acho que paz é "tentar resolver e viver melhor".
    Só que vive assim pode transbordar paz!
    Obrigada!
    Bjão!


    Carlos:
    Isso!!!Domínio do ego é paz! Ótima definição!
    Bjão!


    Sissym:
    Acho que o individualismo, é um casulo da paz, acredito que quanto mais nos amamos e nos priorizamos, mais amadurecemos e conseguimos passar a um real altruísmo.
    Pena que não vamos ver o nascimento dessa nova era!
    Bjão!


    Sandra:
    Obrigada pelo convite!
    Bjão!

    ResponderExcluir
  5. Nem sabia que ontem era dia da Paz, sabia que era dia da Árvore!!!

    BLOGAGEM COLETIVA DIAS 25 E 26/09 EM COMEMORAÇÃO AOS 6 MESES DO MEU BLOG IDEIAS DE MILENE...

    "COMO VOCÊ ESCOLHE SEUS AMIGOS?"

    INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ DIA 24/09 - 23HS!!!
    DEIXEM SEU LINK NOS COMENTÁRIOS...

    COMO PARTICIPAR?

    É SÓ FAZER UM TEXTO EM SEU BLOG DIZENDO COMO VOCÊ FAZ PARA ESCOLHER SEUS AMIGOS. SE TEM UMA TÉCNICA ESPECIAL OU NÃO. E SE JÁ SE DECEPCIONOU ALGUMA VEZ! NOS DIAS 25 OU 26 POSTE O TEXTO EM SEU BLOG!

    Passa no Ideias para se inscrever!
    Http://ideiasdemilene.blogspot.com

    bjão

    ResponderExcluir
  6. Mylla:
    Obrigada pelo convite, eu já imprimi o tema para ver se escrevo sobre, mas estou com um desvio de atenção por hora, então talvez não dê tempo de participar.
    Bjão!

    ResponderExcluir
  7. Olá Nanda

    A paz ,nossa como é difícl praticá-lá no sentido de não ser reativo à provocações.Talvez, um dia eu chegue nesse estágio.Já pensou alguém cultivar uma paz interior tão grande de modo que as atitudes dos outros não te contamine.Lembrei do grande mestre o exemplo máximo de paz interior!.

    Beijos no coração!

    ResponderExcluir
  8. Rô Castro:
    Sempre imagino isso! E estou em treinamento, mas devo confessar que avancei pouco, mesmo assim tem tido um resultado fantástico em minha vida!
    Bjão!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi queridos/das, adoro ler comentários, contribuam para o meu prazer! Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Na Raiva dizemos a verdade?

Inveja – Alguém que lhe imita está com inveja?

Sobre criação de realidade