Um grande professor



O cinema, para mim, é uma dos maiores professores que conheço. Com ele aprendi sobre música, artes plásticas, poesia, literatura, geografia, história... Sem contar sobre relações humanas, as ideais e as reais.

Lembro de mais coisas aprendidas através da telona do que da escola. Um exemplo marcante foi o filme Amadeus, foi ele que me apresentou Mozart e sua música alegre e dramática. Também vi a beleza dos quadros de Pollock, através do filme. Conheci muito sobre as dúvidas humanas com Woody Allen e claro, ri muito da gente também com ele!

O que eu sei sobre a segunda guerra mundial, devo aos vários filmes que assisti sobre a época. Também sobre personalidades que fizeram história, Lutero, Cristóvão Colombo, reis e rainhas europeus e portugueses no Brasil (D Pedro I, Carlota Joaquina), a guerra de Canudos, mais recentemente Chico Xavier etc. Embora o cinema brasileiro ainda esteja iniciando a contar a história do Brasil.

Sei que as informações dos filmes são fantasiosas e extrapolam os fatos, mas me contaram que os livros de história que estudamos no primário, também não eram lá o retrato da realidade... Então, mesmo gostando muito de ler, prefiro aprender através do cinema. Acho até que as escolas deveriam adotá-lo como material didático com os professores comentando depois, junto com os alunos o que viram. Aposto que ficaria mais bem gravado na memória.

Namasté!

Leia também:
Como nos educar
Qual deve ser o objetivo da educação familiar?
Educação espiritual

Comentários

  1. Olá Nanda,
    Grato pelo email, bela mensagem.
    Quanto ao texto, sua experiência trouxe conhecimento, isso porque a curiosidade se fez presente, depois o questionamento de mãos dadas com a perseverança e disciplina.

    Beijo pra vc.

    ResponderExcluir
  2. Oiiiiiiiiii Nanda,
    Você tem razão, o cinema é pouco aproveitado pedagogicamente. Não sei porque. Sei lá, talvez até pelo acesso dos alunos. Eu também aprendi muitas coisa no cinema, claro, depois fui em busca de complementação. Mas a aquisição do conhecimento é assim mesmo, sempre tem a motivação inicial. Bjssss

    ResponderExcluir
  3. Hod:

    Eu é que agradeço a atenção sempre!
    Acho que o caminho para aprender é esse mesmo que vc cita!
    Bjão!



    Marli:

    Oiiiiiii!!!!!
    Acho que ainda existe preconceito, talvez ache-se que o cinema não é uma fonte de informação confiável...
    Mas qual realmente é? rsrssr
    Bjão!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi queridos/das, adoro ler comentários, contribuam para o meu prazer! Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Na Raiva dizemos a verdade?

Inveja – Alguém que lhe imita está com inveja?

Sobre criação de realidade