TERAPIA HOLÍSTICA X PSICOLOGIA






Sou formada em Psicologia, mas digo que não sou psicóloga. As pessoas olham com cara de duvida e dizem porque não? Não sabia explicar até dia desses, mas agora acho que tenho alguns parâmetros, o primeiro, e o principal, é : o psicólogo cuida da saúde mental da pessoa, eu cuido da saúde espiritual, todo o meu enfoque é mais educativo, para o desenvolvimento da inteligência espiritual, eu parto da saúde para buscar recursos de sobrevivência, a princípio, e mais tarde, de excelência na vida; a idéia é tirar o máximo proveito da sua existência, apesar dos tropeços que a experiência terrena oferece.

Outro ponto, a Psicologia como ciência não pode extrapolar para onde ela não prova, ela é amarrada pelo concreto. Eu posso ir ao mundo dos espíritos e não preciso de provas, exceto minha própria intuição e experiência. Como provar o princípio ativo do Floral da Bach, por exemplo? Então sou mais livre do que a ciência pode deixar.

A ética que sigo está mais para intuição do que é bom para mim e para meu cliente, obviamente, o escutando e sabendo o que ele precisa, do que para um conjunto de regras pré-ditadas por pessoas que nem me conhecem nem conhecem meu cliente, mesmo que essas pessoas estejam muito bem intencionadas.O que me guia é o meu coração e o bom senso e não regras escritas por quem eu nem conheço, embora eu concorde com o que eles escreveram.

Outra coisa que vi diferença é que posso fazer propaganda do meu serviço sem constrangimento e medo de ser mau interpretada, hoje sou livre para oferecer meu serviço, mas ainda tenho resquícios da ordem anterior, que era não oferecer e sim ser procurado; pelo menos como entendi.

Bom essas foram os principais critérios de diferença que vi até agora. Hoje trabalho com Terapia Holística, num enfoque reeducacional, para desenvolvimento da inteligência espiritual. A técnica principal é o aconselhamento e os auxiliares são floral, reiki,tarô, afirmações positivas. Estou começando a me orgulhar disso.


Namasté

Comentários

  1. Muito interessante sua associação... ou dissociação da psicologia com o espiritual.Difícil pra mim que sou leigo at´dar uma opinião e me desculpe se disser besteira. Entendi o que quis dizer,mas talvez eu não consiga expressar o que pensei.Mas entendi assim: a psicologia se aprende na escola e de forma mesmo material,você até se formou dentro desses preceitos estabelecidos pela ciência. Mas o espiritual está muito mais em nós do que imaginamos ou aceitamos. E que bom que você se pauta pelo coração na sua psicologia, que a meu ver está muito mais baseada em saber ouvir as pessoas,coisa difícil nos dias de hoje.bjss

    ResponderExcluir
  2. Nanda, achei bastante interessante a matéria referente a Terapia Holística X Psicologia.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Amo Reiki. Já fiz 10 sessões. Maravilhoso.
    Olha, fiz um texto colorido com os blogs. Passe lá e veja se vc. se encontra lá.
    Espero que goste, é uma simples homenagem aos amigos que visito.
    Tachau.
    Sandra

    ResponderExcluir
  4. Olá cara autora, cheguei ao seu blog através de link em blog de amigo. Sou psicóloga e exerço a profissão, mas meu maior prazer está em escrever, sobretudo, poesias. Seu blog é muito interessante. Espero que possamos contatar mais vezes. Meu carinho.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Quando lembro da sua tragetória profissional me vem a cabeça a palavra "fazer-se".
    Sou mais um admirador do seu trabalho.

    ResponderExcluir
  7. Minha querida,
    Faço uma deferência e responderei aqui mesmo no meu blog ( também ) para Nanda Botelho, pois ela me deixou mais de 25 comentários para conhecer meu blog depois que respondi a ela, sobre o que eu penso sobre coisas por aqui e principalmente sobre comentários, e respostas.

    Preciso achar a primeira parte nos comentários dela. Aqui vai a resposta de "boas maneiras" que temos que ter também nos escritos, comentários, e-maisl, msn... e usar em todos os lugares da nossa vida.

    Nanda, vc tem a formação, ( faculdade ) o que considero de extrema importância. Afinal, um médico especialista em cérebro, e também cirurgião, tem que estudar para abrir e operar o cérebro de alguém.

    O do coração também, o do sangue, e do espírito , idem! Da alma, da psicologia, do comportamento, e tantos mais.

    Por qual motivo voce teria vergonha de "vender seu peixe" aqui, na net, na blogsfera?.

    Todos
    os
    outros fazem isto!
    ( ou a grande maioria deles )

    Alguns de maneira descarada e outros fingem que não fazem, mas fazem.

    Você tem formação, propósito, e o melhor de tudo: bom senso, humildade,
    conhecimento e
    vontade.

    Quando falei para você sobre conhecer os blogs, você foi como uma moça inteligente e aplicadíssima se aprofundar num deles. E foi fundo! Eu faço isso também.

    Para ser uma profissional, até na amizade, você precisa se entregar, e isso quer dizer - tempo, dedicação, vontade, e conhecimento.

    Aqui tb existem regras, - que nem sempre, ou quase nunca são cumpridas.

    As pessoas querem números!
    Visitas!
    Badalos!!!

    A elegância se faz presente em tudo nesta vida, incluindo a forma de se comunicar, de mandar um e-mail ou de responder um post.

    Há que se entender, que se eu te visito, deixo comentários, ou recados... isto significa que te conheço de verdade e não leio somente (no) PRIMEIRO parágrafo do seu PRIMEIRO post.

    Diz a CLASSE, a EDUCAÇÃO , a HUMILDADE e BOM SENSO QUE VC RETRIBUA a visita, com o seu comentário em resposta e ainda acrescentando algo. ( NO BLOG DE QUEM FEZ COMENTÁRIO PARA VC!). Pode até responder no próprio blog, mas é muito delicado ir até a casa do outro...

    Foi o que vc fez comigo e eu agradeço imensamente.

    Você deve ser uma profissional de "mão cheia" que não faz o uso somente do seu conhecimento acadêmico e sim da sua intuição, do que diz seu coração, sua alma, sua vontade, seu sexto sentido.

    Seu respeito e educação, sem dúvida estão presentes aqui.

    Isto sim faz a diferença entre um ser humano e outro. Num profissional e noutro. Num blogueiro e noutro.

    Vc não deve se grilar com nada. É perfeita em tudo o que se dedica a fazer.

    Sorte daquele que se entregar a você e puder ouvir com a voz do seu coração, a ajuda que vc se dispõe a dar.

    Obrigada minha linda e pra vc, sucesso! Sucesso, Sorte e Saúde! E vc vencerá tudo na vida! Pois, as três coisas e muito mais, estão vivamente dentro de voce, na sua formação e de sobra.

    Muitos

    beijos,

    CON

    ResponderExcluir
  8. A psicologia é bastante racional, enquanto o coração é intutivo, mas quando se juntam os dois, são uma enorme ferramenta (imagino eu) para curar a mente. Que o Amor te continue a guiar.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Nanda!
    Nossa, que texto maravilhoso sobre a diferneça entre a Psicologia e a Psicoterpia Holística! Não imagina como me identifiquei, pois asim como você, tenho uma formação em Psicologia e em psicoterapia Holística.De fato, com o holístico podemos alçar voos bem mais altos,ficamos bem mais livres.A Psicologia auxilia, e o holístico complementa o que vai além da razão. Parabéns! Sensacional a sua comparação. beijos e sucesso sempe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia. Sou formada em Psicologia e também tenho esse desejo de tirar o holístico de baixo dos panos e ser livre para poder divulgar este lado que tanto agrega. Saberia me dizer que hs problema em mencionar publicamente as duas funções? Psicóloga e psicoterapeuta holística Ou Cfp ira complicar? simonesascari@gmail.com

      Excluir
    2. tbm tenho essa duvida!

      Excluir
  10. Márcia:

    Obrigada!!!
    Levei muito tempo para descobrir isto! rsrsr
    Fico feliz de mais pessoas pensarem como eu!
    Sucesso para vc também!!!
    Bjão!

    ResponderExcluir
  11. Nossa! Sou assim tbm. Me formei em fisioterapia, mas não consigo desligar o botão da Espiritualidade nem um só momento.
    Por isso direciono meu trabalho para essa realidade holistica, e tem dado muito certo! sucesso para nós!

    ResponderExcluir
  12. Arthemise:

    Que legal!
    Sucesso para nós sim!!!
    E que cada vez mais sejamos vistas como profissionais responsáveis e íntegras!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Boa Tarde Nanda, li o texto, eu trabalho com Psicanálise e Astrologia. Estou com a intenção de fazer a faculdade de psicologia. Pra mim foi uma grande novidade ler seu post. Os que fazem faculdade não pensam assim. Pelo que vi és uma Ariana, de muita coragem e sem medo de enfrentar esse mundo acadêmico. Gostei, que bom foi pra mim suas palavras. Abraço Cy.

    ResponderExcluir
  14. Cynthia:

    Que legal!!!
    Olha, quando estava na faculdade, eu fiquei confusa e até me afastei um pouco dessa linha, mas ao me distanciar do meio isto voltou com força.
    Acho que tenho coragem, mas também tenho medo... rsrs
    Fico contente de poder ter ajudado, qualquer coisa é só chamar!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Oii, nossa nem sei como vim parar aqui,mas olha,como eu fiquei feliz!! estou começando o curso de psicologia semana q vem, tenho 30 anos e essa será minha primeira graduação.Nunca tinha me encontrado em curso algum,e mesmo na psicologia não me completava..até que conheci o psicologia holística e a transpessoal...me encantei e me entreguei...hj mais do que nunca,tenho certezo do que quero fazer ao longo da minha vida..
    Parabens pelo blog, e espero manter contatos.. muita luz,amor e paz para que continue em seu trabalho linndo..ajudando o maximo de pessoas possível
    Carla

    ResponderExcluir
  16. Oi Carla!

    Eu também encontrei a psicologia num caminho de busca espiritual. Espero que os textos aqui possam lhe ajudar!

    Vc não deixou nenhum meio de lhe encontrar... Se voltar deixe um endereço eletrônico, para trocarmos figurinhas!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Se você não fizesse essa dissociação, iria ser cassada, tomando o exemplo da Marisa Lobo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alma fiel,
      a distinção é meu cuidado com as pessoas que trabalho, elas devem saber com quem estão lidando para que possam tomar decisões acertadas acerca de seu processo de crescimento!
      Obrigada pela visita!!!

      Excluir
  18. Oi adorei seu texto sou psicóloga meu sonho é montar uma clínica de psicologia e terapia holística! Será que posso fazer isso? As 2 juntas adoro a parte espiritual tb! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!Por enquanto o CRP não aprova a associação da ´psicologia com a terapia holística, então legalmente não se pode ter um lugar só com as duas funções...

      Excluir
    2. Nanda... nessa linha, vc sabe como seria a divulgação de trabalho de psicologo e tambem de terapeuta holistico? nao unindo as duas funçoes, mas esta disponivel para trabalhar com as duas... ou, para ser terapeuta holistico preciso me desvencilhar totalmente da psicologia?

      Excluir
  19. Olá nanda ! Achei seu blog e estou maravilhada pq estou em um conflito . Acabei de ingressar na faculdade de psicologia mas no primeiro dia me disseram que o Conselho não permite a união dos dois. Sendo que já fiz curso de parapsicologia e queria fazer psicologia mais para ter uma base é me.sentir mais segura como profissional. Lá.me.falaram que mesmo em lugares distintos o psicólogo não pode dizer que tb é um terapeuta holístico mesmo que ele atue em outro lugar. Uma pena , acho que a união dos dois seria MT benéfica. Estou em dúvida se prossigo na psicologia ou vou em busca de cursos nessa área holística me identifico demais.. não concordo MT com a psicologia digamos assim.. respeito muito e sinto q adoraria fazer uma carreira nessa área. Mas.como vc disse temos que seguir um protocolo bem racional sendo que acho que o coração que de fato faz a diferença . Não sei o que fazer

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi queridos/das, adoro ler comentários, contribuam para o meu prazer! Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Na Raiva dizemos a verdade?

Inveja – Alguém que lhe imita está com inveja?

Sobre criação de realidade