Autopropaganda



Fiquei reparando como gostamos, somos vaidosos mesmo, quando somos bonzinhos. Dá status ser legal, sobe o nosso conceito diante o grupo. Ativa nossa vaidade. Então passamos a fazer propaganda desse aspecto, que às vezes nem é tão constante na gente, mas dizemos que é.

Jesus Cristo avisou sobre essa nossa peculiaridade e ele disse que o que a mão direita desse que a esquerda não soubesse, ou algo assim... No meu entender ele estava nos alertando sobre o risco da vaidade. E vou lhe dizer, a vaidade não é ruim em si, ela apenas é um muro que nos separa do que é realmente bom. A vaidade nos faz cegar para nossa essência, por isso devemos ajustá-la ao mínimo.

Não precisamos ser humildes no sentido de nos sentirmos inferiores a todo o resto da população, mas vaidade atrapalha. O bom mesmo é termos uma visão justa de quem nós somos nem tanto ao céu nem tanto ao inferno! Não somos nem totalmente santos, nem totalmente demônios, na maioria das vezes oscilamos entre duas polaridades.

O método científico já demonstrou que somos impulsionados para o altruísmo por este ser um comportamento que nos ajuda a sobreviver, então não precisamos nos sentir especiais por fazermos coisas boas, é algo natural em nós. Também parecem natural deslizes em comportamentos terríveis.

Então vaidade e vergonha não precisam existir, talvez seja melhor satisfação e reflexão (dos erros) para seguir fazendo o bem e aprendendo com as falhas. Sem precisar de propaganda.

Namasté!

Leia também:
Experimente cair?!
Afirmação para o perdão
O que há de errado com a raiva?

Comentários

  1. Oi Nanda!

    O Blog da Berenice está desativado mesmo e, agora, por tempo indeterminado. Preciso dar uma reformulada geral nele e tô totalmente sem tempo. Agradeço muito suas visitas e todo seu carinho quando esteve por lá.

    Meu email continuará disponível para qualquer contato, fique à vontade:
    beredgues@gmail.com

    Vou sempre passar por aqui e pelo Norte, adoro seus textos e poesias.

    Um beijo grande!
    Berenice

    ResponderExcluir
  2. Nanda

    Eu acho muito triste certo tipo de vaidade que fica acima de valores morais... E percebo que isso é bastante comum hoje em dia.
    Um beijo pra você

    ResponderExcluir
  3. Oi,Nanda

    È verdade existem pessoas sem o menor senso crítico ás vezes exagerando em seus méritos e qualidades.Todos temos um lado darth Vader e um lado Anaquim e oscilamos muito entre um e outro..

    Gostei muito do post!

    ResponderExcluir
  4. Esqueci ,a danada da pressa,um grande beijo no coração!!

    Rosana

    ResponderExcluir
  5. Queridas, Berenice, Denise e Rô, obrigada pela visita e comentários ricos!

    Bjão!

    ResponderExcluir
  6. Querida Nandita,

    A verdade nos separa de Deus. Sábias palavras de Salomão em Eclesiastes 12.

    Bjs,

    KAF

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi queridos/das, adoro ler comentários, contribuam para o meu prazer! Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Na Raiva dizemos a verdade?

Inveja – Alguém que lhe imita está com inveja?

Sobre criação de realidade