Um novo casamento



Hoje temos mais uma colaboradora do Múltiplas, Bia. Que sugeriu o tema sobre:

“O papel do casal nos dias de hoje. Ficou tão estabelecido as funções (homem protege, mulher acolhe) que às vezes as pessoas ficam perdidas.”

E lança duas perguntas:

“A mulher está se tornando cada vez mais independente, mas e no relacionamento, isso também deveria mudar?”
“O homem não teria que dever dar apoio e segurança para a mulher, na relação do casal?”


Bem, sobre a primeira pergunta sobre as mulheres independentes, já falei no texto “Programação da mente feminina”. E sobre se deveria mudar eu falei no texto “Há saúde na dependência?” Segundo esses dois textos, a mulher ainda está no processo de ser independente nos relacionamentos, a programação da fragilidade emocional e de necessidade de ter um homem para se sentir amparada diante a vida ainda está tocando como “hit parade” em nossas mentes. Vejo mulheres completamente autônomas financeiramente e profissionalmente, mas algemadas à casamentos insatisfatórios por medo de ficar sozinhas... Leia-se, sem homem.

Os dois textos respondem se “isso também deveria mudar”, no meu entender é claro que precisa, não dá para ser independente numa área só, é preciso estender isso para vida toda. Onde há dependência há mal estar. Agora, precisamos compreender bem o que é independência e autonomia. Acho que esses conceitos não estão sendo bem entendidos.

Pensamos que uma pessoa independente deve ser abandonada à própria sorte, agimos quase como retaliação. Ah! Não é tão independente? Agora se vire sozinha para tudo! Um ser independente não é um ser isolado, nós humanos trabalhamos em equipe desde que deixamos de ser macacos, foi isso que nos garantiu sobrevivência. Sozinhos morremos.

Um casamento é um trabalho em equipe e numa equipe há e deve haver colaboração, cada um faz uma parte para o todo funcionar melhor. O que começamos a fazer foi “cada um por si e deus por todos”, confundimos independência com abandono, descuido, retaliação. Ficamos nos 8 ou 80, só vivemos juntos se formos dependentes. Ainda não sabemos como duas pessoas independentes afetivamente podem ser companheiros. E é isso que deve mudar.

A pergunta deveria ser: O que é ser independente? E depois... Como sendo independente posso amar e conviver com um cônjuge?

Bom, o texto ficou grande e vou dar continuidade ao tema no próximo, ok?

Namasté!

Leia também
Lógica ou armadilha?
Felicidade transfrerida
Amor, liberdade e solitude

Comentários

  1. A familia, como ela se apresenta hoje em dia, mudou mesmo. Contudo, nao importa como seja prevalecerá sempre o amor e o respeito, não interessando tanto assim a independencia, pq sem admiração e querer o bem, náo há solidez.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Sissym:

    Oi linda!
    Acredito que sem a sensação de independência o amor e o respeito não conseguem nascer ou sobreviver. A liberdade de ser é a base para eles.
    Mas repito, a que se entender bem o conceito de independência para poder compreender o que falo.
    Não há amor sem autonomia.
    Bjão!

    ResponderExcluir
  3. "A pergunta deveria ser: O que é ser independente? E depois... Como sendo independente posso amar e conviver com um cônjuge?"
    PARABÉNS NANDA, PERGUNTA ESPETACULAR E COM CERTEZA AGONIANTE PARA ALGUMAS PESSOAS QUE SOBREVIVEM EM CASAMENTOS FALIDOS, SINONIMOS DE STATUS.
    ÓTIMA SEMANA, BJS
    FATIMA

    ResponderExcluir
  4. Maria de Fátima:

    Perguntas são motivadoras de crescimento e todo crescimento, no início, é agoniante...
    Esse é o melhor tipo de agonia que podemos ter! rsrsr
    Obrigada!
    Bjão!

    ResponderExcluir
  5. Nanda,
    Este assunto já foi objeto de estudo de um grupo de amigos aqui em Brasília, "o papel do Feminino e do Masculino no mundo contemporâneo". Líamos livros relacionados ao tema e discutíamos depois. Alguns exemplos de livros: "mulheres que correm com lobos", "personas sexuais", "os mil e um dias", "o cálice e a espada"(este eu recomendo demais, escrito por Riane Eisler).
    O que de pronto concordamos é que, não se pode discutir o tema, sem buscar suas raízes históricas, prescutar o papel do Feminino antes do surgimento do Cristianismo, compreender o movimento feminista e ainda, perceber que o Masculino talvez esteja mais "perdido" que o Feminino.
    Em relação à formação de um casal, eu tento ser suscinto numa palvra: "ALIANÇA" e tudo o que advém da sua interpretação.
    Gosto do termo Autonomia e concordo que dependencia/independencia é um tanto limitante para uma discussão mais ampla e ideal.
    No fundo (aí é uma esperança pessoal) todos estão no mesmo barco e devem se ajudar, do contrário: glub glub glub

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Cristiano:

    Eu acho que história e a psicologia evolucionista, são meios muito bons para a compreensão de nosso comportamento!
    Aliança me lembra prisão... Normalmente a usamos como sinônimo de laço e não de coalizão...
    Acho boa essa história de mesmo barco. Lembra equipe e responsabilidades individuais e coletivas.
    Ainda temos um longo caminho para deixarmos de sermos (homens e mulheres) inimigos e percebermos que estamos do mesmo lado do jogo...
    Bjão!

    ResponderExcluir
  7. Vc pediu pra postar aqui o comentário que eu por email, então aqui está :)
    "Ahhh, eu li! Muito bom mesmo, ainda mais a parte que fala que o casal é que nem uma equipe. A gente sempre confunde, e acha que devemos ter ou uma dependencia ou uma independencia extrema, mas como vc disse outra vez, tem que haver o equilíbrio. "Nem tão no céu, nem tão na Terra", acho que é assim a frase. :)
    Esperando ansiosamente pelo proximo texto :D
    Bejãooo!!!"

    ResponderExcluir
  8. Bia:

    Obrigada querida!
    Equilíbrio é a palavra chave!!!
    Bjão!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi queridos/das, adoro ler comentários, contribuam para o meu prazer! Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Na Raiva dizemos a verdade?

Inveja – Alguém que lhe imita está com inveja?

Sobre criação de realidade