sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O que é budismo



Antônio Carlos Rocha
Coleção Primeiros Passos
São Paulo: Brasiliense, 2000
73p

Adoro essa coleção da Brasiliense. E gostei muito desta edição, que diz “Budismo é uma palavra oriental para designar o conjunto de práticas, prédicas e vivências dos ensinamentos de Siddharta Gotama, o Buda”

Ele fala dos caminhos percorridos ao longo de dois mil e quinhentos anos, a diferença entre essa e as outras religiões. O caráter social e político dos discursos de Siddharta, as quatro classes de felicidade, a história do budismo que teve início por volta de 523 a.C., a vida e morte do príncipe que virou asceta e depois iluminou, os desdobramentos do budismo (como o Zen), as quatro nobres verdades, ausência de dogmas, a não existência da alma, o enfoque na meditação (pura atenção) e para finalizar uma lista de livros para continuar numa investigação mais profunda.

Penso que saí da leitura conhecendo um pouco melhor essa fascinante orientação. Descobri até que quem trouxe as ideias de budismo para o ocidente foi Arthur Schopenhouer. E uma coisa que acho importantíssima e o autor assimilou foi: “... a religião, a instituição que se formou após a morte de Buda, sob alguns aspectos em muito difere do ensinamento original. Por que em geral, os seres humanos necessitam de muletas, apoios e, nos momentos difíceis da vida, o ritual, o jogo, a ludicidade religiosa preenchem os vazio e carências.”

Pensem nisso e boa leitura!

Leia também
Condescendência

Outro livro:
Comer Rezar Amar

2 comentários:

  1. esta é minha mensagem de natal para todos os blogues que estou a seguir

    Natal...
    É o mês de confraternização Agradecimento pela vida
    Bênçãos ao filho de DEUS
    União, amor, reflexão!

    Que o bom velhinho traga um saco cheinho de paz,
    harmonia, fraternidade
    Que o gesto de ternura se estenda de várias mãos
    Que ao som dos sinos
    O amor exploda em todas as direções!

    FELIZ NATAL!
    UM ANO NOVO DE FÉ E SUCESSO!

    luis Antunes

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nanda
    Ótima dica! Tb adoro essa coleção da Brasiliense e não sabia que ainda existia. Uma edição que me chamou muita a atenção e com a qual eu aprendi muito foi "A questão Palestina".
    Um beijo pra você

    ResponderExcluir

Oi queridos/das, adoro ler comentários, contribuam para o meu prazer! Obrigada.