quarta-feira, 8 de junho de 2011

Ressonância – A nova química do amor


Bárbara Miller Fishman, PhD.
Tradução – Pedro Ribeiro
Rio de Janeiro: Rocco, 1999
282p



Para quem acha que relacionamento não tem manual, vai aí mais um (dentre tantos que já li). Muito útil as ideias que a autora, uma terapeuta de casais, reuniu ao longo de trinta anos de trabalho.

Neste livro ela descreve um tipo de relacionamento, ressonante que todos almejamos, mas poucos reproduzem. E para isso ela classifica três tipos de visões de amor que é aquilo que você espera de um relacionamento, incluindo aí crenças e aprendizados. Ela classifica como relacionamento de Troca, aquele em que a s necessidades individuais estão em primeiro lugar. Relacionamento de Fusão, aquele que as necessidades do outro e do casal prevalece. E relacionamento Ressonante, aquele que sabe misturar união e separação, individualidade e comunhão.

Sugere ferramenta para exercitar essa ressonância, como focalização (entrar em contato com sua voz interior), visão dupla (poder captar os sentimentos e pensamentos do parceiro como ele os reproduz) e a intenção ressonante que é o compromisso de alterar velhos padrões e criar um relacionamento baseado na escuta dos dois participantes.

Fora isso tem um ótimo capítulo sobre controle e poder, além de uma para raiva. Sem, esquecer das atitudes de gênero cristalizadas, o sexo e como lidar com dinheiro no relacionamento. Como disse, só não tem manual para quem não quer aprender a viver melhor!

Boa leitura!

Leia também:
Calar faz bem?
Verdade e Amor romântico combinam?

4 comentários:

  1. Eu li,e recomendo!
    Deixo-lhe meu abraço,cheio de boas energias,saudades!
    Mari

    ResponderExcluir
  2. Mari:

    Legal! Eu também gostei muito!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa tua dica,Nanda!

    Um lindo dia,beijos,chica

    ResponderExcluir

Oi queridos/das, adoro ler comentários, contribuam para o meu prazer! Obrigada.