SE ARREPENDER DO QUE NÃO FEZ...


Escuto muito essa frase, como sinal de sabedoria...Quero refletir sobre ela.
Precisamos ter muito cuidado com frases feitas. Elas são faca de dois gumes. Por um lado é algo fácil de usar e dá um certo ar de inteligência, por outro lado pode encerrar um conhecimento já ultrapassado, pronto para ser renovado.

Pense um pouco; como disse, essa frase pode, inicialmente, gerar uma sensação de sabedoria; se olharmos mais de perto porém, podemos ver outras coisas...

Porque eu devo me arrepender do que eu não fiz?

Gente, eu não fiz muita coisa na vida, se eu fosse me arrepender disso passaria uma vida de tristeza. Mas porque eu não fiz? Vários motivos; falta de coragem, indecisão, não quis, não acreditei que era bom, não gostei da proposta, tive preguiça e mais um montão de razões, sim, mas porque devo me arrepender de não ter feito? Se na hora não deu ou eu não quis fazer, preciso me condenar por isso?

Outra coisa que se diz: Não me arrependo dos meus erros! Faria tudo... igual? Olha! Pois eu não faria tudo igual não, porque aí estaria desperdiçando o conhecimento alcançado através da experiência do erro. Se eu errei foi para aprender, se repito é porque não aprendi. Deus me livre ficar repetindo erro que já passei! Não me condeno pelo erro, mas não quero voltar a ser ignorante de novo. Posso ter orgulho do meu passado sem precisar fazer propaganda valorosa dele. Eu posso dizer: Fiz coisas de ignorante porque na época eu era assim, hoje não faço mais, porém me orgulho da minha história, pois ela me trouxe para onde estou agora, provavelmente mais sábio!

Então pense bem, cuidado com frases prontas, elas, às vezes, aprisionam nossa mente em verdades ultrapassadas ou rígidas demais.

Namasté.


Veja Também:

Comentários

  1. É verdade, Nanda...

    Eu não me arrependo de não ter feito o que não considerava adequado ou certo na época... afinal, para isto temos o livre arbítrio...

    Se não fiz, foi por que não quis...

    E aprendi com meus erros e desacertos... Para isto servem as ossas experiências!!!
    bjs

    Ah! Tem comentário para a sua blogagem lá no meu Blog... Sinta-se a vontade para responder...
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Nanda! Sempre bom passar por aqui. Uma visão simples, realista e que realmente acrescenta. Adorei seu texto.
    Aproveitei e votei no topblog.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Nanda,acho que o lance é aprende mesmo,com nossos erros a acertar.E ao cair,levantar de cabeça erguida.
    Obrigado pelo post.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Grande verdade.
    Eu não concordo com a frase..isso no sentido pessoal..pq eu me arrependo de coisas que fiz sim..e vice versa..
    Otimo final de semana
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu depois de ler o texto refleti e confesso que sempre a gente se pega a pensar sobre como tudo podia ser diferente se a gente tivesse tomado outras atitudes.

    ResponderExcluir
  6. Nanda, taí. Adoro quando um blogue me faz pensar.

    Essas frases parecem certinhas né, mas são armadilhas bobas, cada caso é um caso.

    Frase feita é recurso de quem não sabe pensar, deixa elas pras artistas fúteis que dão entrevistas nos não menos fúteis programas de variedades.

    Tem hora em que é preciso respeitar até a preguiça, falo da preguiça saudável, aquele far niente que é preciso às vezes.

    Taí...bom mesmo viu...

    ResponderExcluir
  7. CONSEGUI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Consegui ler o texto inteiro no Google reader!!
    Consegui entrar aqui sem dar erro!!!
    Consegui comentar!!!!!
    IURRRUUUUU!!!
    Que deliciaaaaaaaaaaaaaaa!!!!
    HAHAHAHAHAHAHAHAHA
    Alouca! hahahahahahahaha
    Voce sabe do que eu estou falando, Nanda... To felizona.
    Obrigada por me ouvir.
    Beijo grandao.
    LuLu.

    ResponderExcluir
  8. Nandinha eu digo o seguinte, e isso é algo que este texto tem tudo a ver eu fico muito puto com as coisas que eu deixei de fazer e pior com os erros que cometi, ás vezes do nada estou lá metendo a real no bar ou no video-game ou rindo da cara de alguém no orkut e aí eu penso de erros horripilantes que fiz e isso me deixa paralisado de raiva.

    É uma droga e eu faço que nem tu, eu apago da minha mente se não a vida torna-se um lixo mesmo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Nanda querida!
    Concordo plenamente com as tuas palavras! Se fiz aquilo e daquele jeito é porque só tinha capacidade e entendimento para realizá-lo assim... e se olho pra trás e vejo que não ficou bem feito, nada de culpa. Culpa é demorar-se demais nos pitstops da vida... Devo encarar isso como evolução : mostrar que eu já consegui subir mais um degrauzinho nesta nossa caminhada e que o meu entendimento agora é outro e o meu jeito de proceder, com certeza, também será.
    Feliz daquele que vê onde errou e pode aprender com isso!
    Bjs e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  10. Nanda, de fato é impressionante a capacidade de adptação da natureza. Talvez a humanidade viva sem Sol, mas eu não consigo! rs

    Hoje tive tempo de responder aqueles comentários antigos que vc fez antes de eu ir viajar, lembra? Adorei!!! É bom dialogar com vc, aprendemos, repensamos.... Respondi lá no blog, porque eram vários e achei que ficariam perdidos depois de tanto tempo. Se quiser ver estão no marcador "pensamentos".

    Hoje coloquei tambem o material da viagem.
    Bjo.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Nos sempre mudamos ne Nanda?..sempre com nossos erros aprendemos a o Nao comete los novamente...nada é facil que nao possa tentar ne...

    bjaozao

    ResponderExcluir
  13. Sabe que nunca tinha pensado por esse lado???

    E é bem certo o que disse...

    Boa idéia para se pensar e aprimorar!

    ResponderExcluir
  14. "Se na hora não deu ou eu não quis fazer, preciso me condenar por isso?"

    Concordo plenamente com todas as suas palavras, Nanda!

    Beijão

    ResponderExcluir
  15. Nanda!
    Tem coisas que as vezes nos arrependemos.
    Mas geralmente procuro não me arrepender. Pois temos que pensar muito bem antes de tomar uma decisão.
    Um grande abraço amiga.
    Sandra

    ResponderExcluir
  16. Oi Nanda, acredito que errar é mais do que humano, pois na minha forma de ver, estamos todos aprendendendo a cada dia. Quanto ao arrependimento talvez o mesmo seja complicado quando gera culpa, caso contrário, a vida sempre será feita de erros, acertos e imprevistos ...

    Abraços, bom domingo.
    Marco

    ResponderExcluir
  17. Gosto sempre de brincar com uma frase um tanto quanto arrepiante que todo mundo diz como verdade absoluta (isso quando presenciamos uma trágédia ou então algúem conhecido, famoso ou não morre).Diz-se :'A única certeza que temos é da morte". E aí eu respondo :'Tenho outras certezas, como por exemplo a certeza de que nunca verei um elefante cor-de-rosa voando sobre minha casa...". É um tipo de refutação, pois tudo pode na vida ser analizado de modo a buscarmos novas maneiras de apreendermos a realidade que nos cerca...

    ResponderExcluir
  18. Nanda, adorei os comentários! É bom encontrar pessoas com quem conseguimos dialogar, aprensder.
    Valeu!
    Bjo grande.

    ResponderExcluir
  19. Sabe que, ultimamente, ando com estes questionamentos também. Estas frases feitas parecem revelar sabedoria, mesmo...no fundo, porém, elas carregam aquela coisa rançosa do senso comum e eu não gosto do senso comum, assim como não gosto desta mania dos ditos "sábios" disseminarem a "sua sabedoria" através destes lugares comuns. Amei o post... descobri que não estou só no deserto...abçs.

    ResponderExcluir
  20. BOM DIA NANDA!
    QUE BOM COMEÇAR A SEMANA LENDO SUAS IDÉIAS INSTIGANTES...
    ACHO QUE ESSA FRASE TENTA NOS PROTEGER DA CULPA! E AÍ NO LUGAR DE REFLETIRMOS PEGAMOS DESTAS FRASES "FAST FOOD" PARA NOS DEFENDER, A FIM DE QUE NINGUÉM PERCEBA NOSSA ANGUSTIA, INCLUSIVE NÓS MESMOS, QUE NA MAIORIA DAS VEZES DEIXAMOS A CULPA NO INCONSCIENTE E ALÍ ELA FICA NOS ASSOMBRANDO DIA E NOITE!!!
    NAMASTÊ.
    DIANA

    ResponderExcluir
  21. Olá Nanda,
    Uma bela e profunda reflexão!
    " Não sabendo que era impossivel ela foi lá e fez..""!! Ousar....
    Alguém já disse que: " Não existe essa coisa chamada fracasso. O que existe são apenas resultados!"
    No meu caso toda vez que deixei de fazer algo, foi por que escolhi fazer outro algo...E gosto de ser o único responsável pelos algos que escolho...Penso que dessa forma eliminei aquele conceito milenar conhecido como "Culpa". E desviei-me dos manipuladores....

    Aloha!
    Hod.

    ResponderExcluir
  22. HOD:

    Concordo com tudo que disse!!! Vc captou exatamente o meu texto! Obrigada. Bjs!



    PARA AS OUTRAS PESSOAS:

    Respondi a todos em seus próprios blogs. Porque só a partir de hoje é que comecei a responder aqui no Múltiplas mesmo, pois não estava dando tempo de visitar todos o blog amigos. Desculpem-me, não vai dar mais para ir de um por um! Bjs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi queridos/das, adoro ler comentários, contribuam para o meu prazer! Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Na Raiva dizemos a verdade?

Inveja – Alguém que lhe imita está com inveja?

Sobre criação de realidade