O Tarô - orígens



Meu amigo,GrandeR@O, que anda desaparecido, postou o seguinte comentário há alguns meses:

GrandeR@O

tarô é legal
mas não sei se já colocou aqui e eu esqueci a origem do tarô da onde ele veio e pq surgiu seria legal vc escrever algo sobre isso.
bjus


Por causa dessa sugestão escrevi esse texto que agora publico:

O tarô é um baralho composto por 78 cartas, chamadas Arcanos ou Mistérios. Os arcanos podem ser encarados como um "texto" de imagens, que representam as experiências típicas encontradas ao longo do caminho da auto compreensão, eles retratam todas as imagens arquetípicas (a mãe, o pai, o herói, o salvador, o velho sábio. etc). Considero-o um instrumento cuja a principal função é auxiliar o ser humano no processo de auto descoberta.

As imagens do tarô são um espelho de nossa realidade interior, seu uso permite ver essa realidade a partir de novas perspectivas, elas não são positivas nem negativas e não estão a favor nem contra ninguém, apenas oferecem pistas que podemos usar ou descartar. O conjunto de cartas pode ser considerado um livro de páginas soltas ao qual podemos constantemente reconfigurar e que contém um antigo sistema de conhecimento.É sem dúvida um instrumento de orientação, um mapa que proporciona nova perceptiva sobre qualquer situação obscura, dando maior clareza e percepções mais profundas.

Sua origens são vagas e obscuras. Sabe-se que começaram a ser vistas no fim do século XIV (1370/1380), na Europa. O primeiro registro é de um monge alemão, alguns dizem suíço...Que escreveu um ensaio, na qual comenta o jogo de cartas por ele conhecido em 1377, mas que não sabia nem onde nem por quem fora criado. O primeiro baralho famoso foi pintado por Gringonneur em 1392 para Carlos VI. Como foi o único baralho conhecido no século XIV, levou alguns estudiosos a pensarem que havia sido o inventor.

Penso que o tarô é fruto de uma época (século XIV e XV) e de um povo (Europeu), que ansiavam por um conhecimento maior de si. Claro que o tarô também foi usado para jogos e diversão, o que não tira em nada sua capacidade de jogar-nos em reflexão.

Então como foi visto, realmente ninguém sabe ao certo como e porque surgiu o tarô, ele é tão misterioso quanto a humanidade, também, como ela, ninguém sabe para que o tarô serve de verdade. Mas podemos usá-lo para diversos fins; jogos, adivinhação e auto conhecimento, são os mais comuns. O que eu sei é que existe uma riqueza em seus uso, ficamos com a mente mais aberta e nos conhecemos melhor, para mim ele atua como um velho amigo sábio, a quem recorro para ampliar meu conhecimento.

Namasté!


"A primeira denominação para o conjunto de cartas do tarô surgiu por volta de 1390 com o nome de LUDUS CARTARUM; em meados de 1400 se chamou NAIBIS. Depois, por volta de 1450 foi denominado de TAROCCO, pelos italianos. Somente a partir de 1590 foi chamado de TAROT, pelos franceses (não pelos egípcios!!). Também, inicialmente carta do tarô era chamada de TRUNFOS (1450) e mais tarde denominou-se ARCANO (1860).

O primeiro tarô com simbologia e/ou referência hebraica (cabala) surgiu em 1889 (Tarô de Oswald Wirth, Londres, Inglaterra); também, o primeiro tarô com iconografia egípcia foi lançado em 1896 (Tarô de Falconnier, Paris, França)."Nei Naiff


Leia também:
Porque ainda temos uma visão medieval do tarô
O que é oráculo
A Força






Comentários

  1. BOM DIA MINHA LINDA1
    FELIZ DIA DOS AMIGOS PARA VC. TEM UM SELO EM CURIOSA TEM ESPECIAL PARA VC.
    COM CARINHO
    SANDRA

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA NANDA,
    GOSTEI MUITO DAS SUAS EXPLICAÇÕES SOBRE O TAROT! PORÊM AINDA FIQUEI COM ALGUMAS DÚVIDAS:
    -É PRECISO FAZER ALGUM CURSO PARA SE LER AS CARTAS NO TAROT?
    -VALE A PENA COMPRAR UM E USÁ-LO COMO GUIA PARA O AUTO-CONHECIMENTO?
    -SE A RESPOSTA FOR SIM QUAL O MAIS ACONSELHÁVEL PARA UM PRINCIPIANTE?
    GRATA PELA ATENÇÃO
    NAMASTÊ

    ResponderExcluir
  3. Muito legal tudo isso e é sempre bom ler!Vim deixar um beijo pelo dia dos amigos,chica

    ResponderExcluir
  4. NANDA TEM SELINHO DOURADO PRA VC NO MEU BLOG VIDAS LINHA...
    FELIZ DIA DO AMIGO!!!

    ResponderExcluir
  5. Tem selo para vc lá no blog
    Boa semana
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Gostei e estar aqui, vou voltar!
    sorte!

    ResponderExcluir
  7. Todos os dias deviam ser DIA DOS AMIGOS...

    pois eles que fazem nossa historia...

    por isso eu e em nome do Entrando Numa Fria venho desejar essa amizade que vc vem nos passando a tempos...

    grande abraço

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a cronologia.

    Quando os díscipulos ascendem os mestres aparecem. Escolher um Oráculo ou ser escolhido por vários e perseverar no caminho é uma benção!

    Bjus!!

    Nmasté!!
    Aloha!!
    Hod.

    ResponderExcluir
  9. Oi Nanda, é a Letícia editora da Novitas! Eu adoro Tarô, já joguei algums vezes mas depois acho que perdi a mão. Teu post está ótimo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Temos uma visão medieval do tarô porque temos uma visão medieval de nós mesmos.

    ResponderExcluir
  11. Oi Nanda!

    Muito bacana e esclarecedor esse texto sobre o tarot...

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  12. Fala Nanda sempre aprendendo por aki

    Tu joga tarô?

    ResponderExcluir
  13. Sandra:
    Obrigada!! Feliz dia do amigo atrasado!!! Vou pegar todos os presentes!
    Bjs!


    Diana:
    Eu fiz, mas não é obrigatório. Vc pode ler manuais e aprender sozinha.
    Eu acho que vala a pena sim! É o que eu tenho feito há anos!
    Recentemente descobri uns livros legais para quem quer começar:
    1-Curso Completo de Tarô, Nei Naiff ed. Nova era. Muito bom para quem está começando, recomendo esse.E já vem com baralho!
    2- Tarô Clássico de Stuart R. Kaplan, muito bom, simples e dá os significados mais fundamentais, não vem com baralho, mas está baseado no Tarô de Marselha.
    3- Manual do Tarô e Guia Completo do Tarô, Hajo Banzhaf, ed Pensamento. Esse, neste momento, é meu autor preferido. Também muito simples, vem sem tarô, mas deve ser usado com o baralho Rider-Waite.
    Os dois baralhos Clássicos: Marselha e Rider-Waite
    Se quiser mais informações boas procure na net "O clube do Tarô" e " Nei Naiff" dois sites muito bons para tarô.
    Bjs!


    Chica:
    Obrigada pela lembrança!!!
    Volte sempre!
    Bjs!


    Mylla:
    Vou pegar!!
    Bjs!


    Olavo:
    Nossa! Quantos selos!!Vou pegar esse também!
    Bjs!


    Márcio:
    Obrigada! Volte sempre!!!
    E me deixe saber!
    Bjs!


    Philip:
    Obrigada pela lembrança!
    Que bom estar a altura de sua atenção!
    Bjs!


    Hod:
    Obrigada!
    Considero o tarô como um mestre.
    Aloha!


    Tita:
    Seja bem vinda linda!
    Que bom lhe receber em minha casa!
    Obrigada!
    Desejo desmistificar o tarô, traze-lo para o cotidiano.
    Bjão!


    Bárbara:
    Concordo, já podemos nos modernizar mais, não é?
    Bjs!


    Regina:
    Obrigada!
    Fica de olho que terá mais!
    Bjs!


    Sílvio:
    Eu aprendo com o tarô há 18 anos, foi uma das cordas que me tirou do fundo do poço!
    Bjão!

    ResponderExcluir
  14. Puxa, uma vez consultei o tarô...ele me mostrou cada coisaaaaa...muito bom! Quero até ver se consigo de novo o contato do rapaz com o qual me consultei.

    Beijão

    Sil
    esquinadasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Silvana:
    Legal!
    Eu uso o tarô há 18 anos, e ele vem me ajudando muito!
    Bjão!

    ResponderExcluir
  16. Nanda, você mesmo pôe tarô pra você? Beijão!

    Sil
    esquinadasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Silvana:
    Sim, eu mesma abro o tarô para mim quando preciso!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. O que aprecio no tarot, é a sua intuição, é a subtileza de como por vezes certos sinais, não sei vindos de onde, acertam no que nos é consultado no momento, de tarot não percebo muito, mas gosto muito o de Osho, é muito mais simples e intuitivo que outros, e por vezes tem mensagens de chapada, que uma pessoa nem sequer esperava e era realidade, para terminar também costumo consultar o tarot de osho em cartas de cartão não online, para mim e outras situações , e supreende-me sempre, é claro que é uma "ciência" falível, com alguns erros , mas muitas vezes é acertado, Abraços.

    ResponderExcluir
  19. Fausto:
    Também gosto muito do tarô de Osho, tenho os 2.
    E também não sei de onde vem a coincidência, é um mistério a se aproveitar!
    Sabe que eu descobri que o erro é mais de nossa interpretação do que das lâminas?
    Bjs! E obrigada por sempre estar visitando minha casa!

    ResponderExcluir
  20. adorei o texto
    sorry eu sumo mesmo huauhahuahuahuhuahuahua
    bsos

    ResponderExcluir
  21. GrandeR@o:
    E finalmente o homenageado chegou!
    Não tem problema...O bom é que vc veio!
    Bjão!

    ResponderExcluir
  22. Autoconhecimento e Orientações de profissionais sérios e especializados nas soluçõesde todos os seus problemas !(Amorosos , Financeiros e de Saúde). Consultas online de tarô e baralho cigano com conforto, comodidade e sigilo absoluto. Saiba o que os oráculos tem a lhe mostrar sobre o presente, passado e futuro!
    Visite o nosso web site: http://www.oraculodevenus.com
    Consulta: R$ 30,00.
    Envie sua dúvida por email:
    oraculodevenus@hotmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi queridos/das, adoro ler comentários, contribuam para o meu prazer! Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Na Raiva dizemos a verdade?

Inveja – Alguém que lhe imita está com inveja?

Sobre criação de realidade