sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O Espírito do Zen


Alan W. Watts
Tradução: Murilo Nunes de Azevedo
Porto Alegre, RS: L&PM Pocket
139p




Este é um livro que foi publicado pela primeira vez em 1936 e o autor tinha 20 anos, nesta época o Zen budismo não era conhecido no ocidente. Então este é considerado um clássico sobre filosofia oriental. E o autor uma das pessoas que introduziu essas ideias no mundo ocidental.

O Zen-budismo é uma escola budista que floresceu na China, primeiramente e depois se instalou no Japão, dando base para várias outras escolas como a arte do chá, o bushidô (arte cavalheiresca dos samurais), o Jiu-jitsu (método de defesa sem armas).

Consegui compreender melhor a não filosofia do Zen, o captar todo o ensinamento diretamente, da experiência sem a interferência da mente explicando tudo. Ser Zen não é ser calmo, alheio, como a maioria de nós costuma pensar. Acho até que é o contrário, é estar tão imerso na vida, tão acordado que nem parecemos nos mexer, pois estamos nos movendo com a vida, em harmonia com ela, profundamente ativos, mas para os olhos da mente, que não enxerga os movimentos da terra, a ilusão é de alheamento.

O livro é simples e explica bem o viver Zen, conhecemos melhor a não-filosofia, a técnica (Za Zen, técnica de meditação, Koan, problema que não tem solução intelectual), o objetivo (Satori, súbita compreensão da verdade), as origens (Bodhidharma), o conceito de Wu-wei (não ação), a vida numa comunidade Zen, seus desdobramentos quando entrou no Japão (Samurais, cerimônia do chá, Jui-jttsu).

Acho que é um livro para iniciantes, para quem quer conhecer, ser apresentado ao Zen e ele cumpre bem esse papel de apresentador. Saí da leitura com o conhecimento ampliado.

Boa leitura!

Outros livros:
Nadismo, uma revolução sem fazer nada
O que é Budismo

7 comentários:

  1. Estou curiosa para ler, especialmente depois de sua explicaçao! Entendi o que voce quer dizer e faz sentido!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Sissym:

    Legal!! O livro também é simples e fácil de entender.
    Espero que goste!
    Bjão!

    ResponderExcluir
  3. É um excelente livro - adorei também. Ótica dica do Múltiplas.

    Grande abraço, Nanda.

    Murilo - editor do palavras de Osho

    ResponderExcluir
  4. Murilo:

    Obrigada!!
    É uma honra recebê-lo!
    O Osho era um Zen nato! rsrsr
    Bjão!

    ResponderExcluir
  5. Este livro é super indicado para um amigo meu que precisa urgente adotar uma nova filosofia de vida! (rs*) Vou pedir para ele vir ler seu post! Beijus,

    ResponderExcluir
  6. GrandeR@o:

    Espero que goste tanto quanto eu!!!
    Bjão!



    Luma:

    Que bom! Espero que o ajude!
    Obrigada!!!
    Bjão!

    ResponderExcluir

Oi queridos/das, adoro ler comentários, contribuam para o meu prazer! Obrigada.