Blogagem Coletiva - SOLTANDO O SOM

Qual é a Trilha Sonora de Sua Vida?


Fui educada por uma pessoa que gosta de música, meu pai, e desde pequena meu brinquedo favorito era uma vitrolinha portátil, vermelha, que até hoje tenho, presente de meus avós. Com ela eu sentava no chão e espalhava todos os vinis ao redor e ia tocando...Tornei-me eclética ouvia Roberto Carlos, Chico Buarque, Caetano (adorava a filha da Chiquita Bacana), Elisângela, Tim Maia, Earth Wind and Fire, Diana Ross, Salsas, Boleros, Big Bands, Quarteto em Si, Os Beatles,As Frenéticas...

Gostava muito de dançar então tudo que me fazia (e faz) balançar eu gostava, tudo isso antes dos 15 anos, porque nessa idade meu gosto parou num fenômeno: Menudos e eu só ouvia isso, eu dançava sua coreografia, queria casar com todos (é, um dia eu quis casar!) e por aí vai; depois passei a outro fenômeno, Michael Jackson e ficava de meias fazendo o moon walker.

Veio o rock in Rio e eu descobri Nina Hagen, James Taylor e as bandas brasileiras dos anos 80, Paralamas, Titãs, Blitz, Legião Urbana, Kiko Zambianchi, Léo Jaime, Marina, Barão Vermelho, Lulu Santos, Rita Lee...Veio também as trilhas sonoras de filmes, porque de novelas eu tinha todas, Amor sem fim, tocava"sem fim", em minha casa, ainda tinha De Volta para o Futuro, Flashdance, Footloose, Menino do Rio, Bete Balanço, Hair, adolescente é exagerado mesmo! Tinha um namorado que me apresentou Iron Maiden, Marillion. Mas eu preferia Asia, Tito, Journey.

Mas para frente descobri Mozart em Amadeus(filme) e me apaixonei por sua música, logo depois conheci as Quatro Estações (Vivaldi) e La Boheme (Puccini), gosto de ópera; tenho Aída, A flauta Mágica, Carmem, Carmina Burana.

Por causa de meu companheiro passei a apreciar melhor bossa nova; João Gilberto, Nara Leão, Vinícios, Toquinho, Tom Jobim, Carlos Lira, Dorival Caymmi e seus filhos, Gonzaguinha, Elis, Raul Seixas e muitos outros.

Por causa de Wood Allen gostei de Jazz e blues, vieram, Billie Holiday, Ella Fitzgerald, Edith Piaf...

Agora estou numa onda de MPB dos mais recentes, Lenine, Vanessa da Mata, Skank, Jota quest, Ana Carolina, Cidade Negra, Arnaldo Antunes, Zeca Baleiro, Ed Mota, Marisa Monte, Maria Rita, Bebel Gilberto, Adriana Calcanhoto, Chico Cézar, Comadre Florzinha, Paulinho Moska, Pato Fu, Fernanda Porto, Zélia Duncan e outros.

Estrangeiros eu estou ouvindo James Blunt, Cocteau Twins, 10.000 Maniacs, U2, Dire Straight, Simply red, Dido, Suzanne Vega, Amy Winehouse, Madredeus...

E por fim muuuuito New Age, principalmente Corciolli, Enya, Loreena MacKennett.

Bom é isso, tenho um limite musical, não gosto de música eletrônica, nem os bregas, funks e forrós muito modernos, gosto dos antigos, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Elba Ramalho e mais recentemente Fala Mansa. Ah! gosto de Zeca Pagodinho e algumas músicas sertanejas, Sérgio Reis, Almir Sater. Olha, a lista é grande, acho que depois publicarei separadamente só uma lista de músicas que eu gosto!



Esta postagem faz parte da Blogagem Coletiva, proposta por Vanessa do Fio de Ariadne


Leia Também:

Comentários

  1. Passeando pela musica...
    A musica muda em nós tal como nós mesmos.
    Muitos sons, muitos interpertes entraram e sairam de nossa vida deixando rasto indelével.
    A própria natureza nos brinda com musicas preciosas.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Nanda, bela trilha sonora que embalou e vem embalando a tua vida. Geralmente, quem gosta de escrever aprecia a inspiração que a música sabe dar e guarda cada momento registrado pelo som e pelas palavras na memória! Isso também é muito mágico e bonito!

    Olha, é muito bom conhecer mais um pouquinho de cada um nestas blogagens coletivas. Aproxima as pessoas e estreitam-se os laços de amizade!
    Bjão carinhoso pra ti!

    ResponderExcluir
  3. Nanda,
    Também estou participando da Blogagem da Vanessa... No Ideias...
    Já no Vidas, se quiser dar uma passadinha lá, para apreciar somente, estou participando da blogagem da Nade... "Minha música, meu momento"...
    http://vidaslinha.blogspot.com

    Olha seu gosto é bem eclético também. Em algumas músicas, seu gosto é igual ao meu... Mas a diferença é que eu amo Funk... Brega... E muito forró...

    Bjão

    ResponderExcluir
  4. Nanda,ótimo post.Eu também gosto de coisas as mais 'díspares' possiveis.Mas em matéria de música ,há mesmo tenta coisa ótima.
    Parabéns e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Sigo o pensamento de arthut da thavola que dizia musica é vida interior e quem tem vida interior ja mais padecera de solidão.

    ResponderExcluir
  6. Combinamos em tudo, Nanda! Tudo o que vc citou toca no meu quarto, na minha casa, na minha vida!

    Música é coisa boa, desopila, relaxa... coisa de Deus!

    Um cheiro, flor!
    =*

    ResponderExcluir
  7. Nanda,
    Que bela trilha sonora a sua.
    Linda a música do blog também ao me receber.
    Me recordo dos Menudos, eu também dancei as coreografias, Não se reprima, Quero ser....
    E a nossa vida vai sendo embalada pelas mais belas canções.
    Beijos Tempestuosos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Nanda! Adorei seu texto, assim como você também tenho um gosto totalmente eclético!
    Mas ó, eu adoro descobrir músicas novas e artistas novos e acabei de descobrir um aqui que eu ainda não conhecia: Corciolli. Lindo. Fiquei sem palavras ouvindo...

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  9. olá!
    A música é a fotografia de nossa alma,
    Adorei,também soltei o som.
    Boas energias
    Mari

    ResponderExcluir
  10. Soltou o som... e dos melhores! Gostei da trilha, eclética, animada, poderosa...

    ResponderExcluir
  11. Nanda, e por falar em Menudo, nos arquivos do meu blog, olha o que tem! Ser um fã é...kkkkk

    Gosto desta passagem do tempo que você fez, cada etapa com suas músicas. A lista é mesmo grande...

    O bom de ser "eclético" é de poder se adequar em qualquer situação do dia-a-dia em que precisamos soltar um som.

    Obrigado pela visita no blog!
    Marcelo.

    ResponderExcluir
  12. É ótimo conhecer coisas novas e sempre levar de cada fase um pouco em si.

    Queria ter uma vitrolinha :~/
    a qualidade é incomparável :l

    :)

    ResponderExcluir
  13. Música é matemática e assim sendo é infinita.
    Por isso fica difícil dizer QUAL.
    Mas aos 12 eu dizia que iria envelhecer ouvindo Beatles.
    Passando desde clássicos eruditos, música oriental, MPB da boa, e tantas outras coisas, consegui ter toda a coleção dos Beatles e agora, envelhecendo estou a ouví-los também, ao menos sei que estão disponíveis.
    Obrigada.
    Mas a música que contaria a minha história , seria "Beatriz", de Chico Buarque.

    ResponderExcluir
  14. nanda que delicia ouvir sua história musical! Adorei ver a vitrolinha, eu também tive uma, era vermelha!
    Acho que como vc. muita gente conheceu e se envolveu com a música pelos pais. São eles quem primeiro nos apresentam as suas músicas! Não é a toa que gostamos de Chico Buarque, Gil, Caetano! Ainda bem que nascemos numa época de boa música!!

    Muito bom!! Nosso gosto musical tem semelhanças!! bjos e boa semana!

    ResponderExcluir
  15. Grande Nanda.

    Impressionante sua vida de gostos musical. Sou um tapada em música e só ouço lixo. Alías nem quase ouço música.

    Não sabia desse dia da blogagem musical coletiva

    Porra sou um excluído. Rss

    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Oi Nanda,

    Legal conhecer os seus gostos musicais e também sua vitrolinha! Chic!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Que lindinha sua vitrolinha!! Eu tive uma que era uma maletinha, mas essa época ouvia disquinhos coloridos de histórias infantis. O som era uma droga, mas eu amava! Alias, não existia som melhor que aquele (rs*) Gosto de tudo que citou com exceção de Cocteau Twin, talvez não tenha entendido o som deles, meio esotérico para o meu gosto!! Boa semana! Beijus

    ResponderExcluir
  18. Nanda,é verdade.
    hehe, sou nova demais,não peguei nem o tempo da vitrola e de nenhuma dessas bandas :~
    gosto porque fuço muito de metida!
    hauehuaeheaae!
    sou da era dos 90 (mimimimimi)
    eu também adoro o template,hehe.
    obrigada pela visita =)


    =**

    ResponderExcluir
  19. Nanda , tivemos a construção do gosto musical bem parecida. Eu tive uma vitrola igual a essa , mas amarela, minha irmã detonou a pobre qdo herdou. Muito obrigada .

    Abraço

    ResponderExcluir
  20. Oi,Nanda

    Vc deve ter mais ou menos a minha idade.Incrível como eu me identifiquei com o seu tempo e o seu gosto.
    Eu participei do Minha Música,Meu Momento.Vai lá!

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi Nanda!
    Como sempre um grande prazer viajar nas linhas aqui...
    Parabéns pela postagem e pela participação.
    Vi que gosta de muita coisa que eu também curto.
    Sou apaixonado por Ópera também: Carmina Burana, Nessum Dorma, Bolero de Ravel...
    Chico, Caetano meu Deus!
    Beatles ... meu Deus² (ao quadrado) RS
    Quanto a música eletrônica, eu já tive um certo preconceito até ouvir boas coisas sabia. Por exemplo 2 irmãos de Bostom chamado “Thievery Corporation” que mescla música eletrônica com Bossa Nova. O som é fantástico, principalmente para ouvir a dois, a três, a quatro RS
    Ele bem tranqüilo, relax...

    Um grande beijo!
    Paulo ka
    the K theory

    ResponderExcluir
  22. Oi,Nanda
    Adooorei!A cada música que vc citava eu via desfilar em minha memória esse tempo que eu também vivi e vivo.Todas lindas!Curti muito Barão Vermelho,Legião Urbana e Renato Russo.
    Hoje,meu gosto também está mais apurado,com as new ages ...adoooro!
    Participei tb de uma Coletiva sobre o Dia das Música!

    Bjs

    ResponderExcluir
  23. O filme da minha vida é "O Céu que nos protege".
    A personagem feminina causou-me identificação imediata , até o final do filme.

    ResponderExcluir
  24. Oi,linda

    Vc demonstra ser bastante eclética e gosto musical.Isso é bom!
    Adorei o fundo musical..quase dormi..rs
    Obrigado por aparecer lá no Exagerado
    Bruno

    beijos

    ResponderExcluir
  25. é verdade,nanda.
    tô curtindo,mesmo numa época bem distante.
    hehhe
    abraços grandes!

    =***

    ResponderExcluir
  26. Oii Nanda indelevelmente encantado com teu espaço...To vindo lá da Emily para te conhecer.
    É tri legal teu blog. Já favoritei e passo a te seguir...E te convido a conhecer o Olhar de Carpe Diem para o Século XXI http://carpediem-hod.blogspot.com/

    É um espaço insuflado pelo espírito de Aloha!!

    Hod.

    ResponderExcluir
  27. Infelizmente não pude vim antes. Mas agora estamos awqui de volta.
    Com muito carinho.
    Achei que ablogagem do por que tenho um blog fosse para mais tarde. Vou correr e postar.
    Bjs.
    Sandra

    ResponderExcluir
  28. Belo gosto musical o seu..
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. oi nanda! esta tocando uma música clássica deliciosa por aqui! fico ouvindo e passeando pelas blogagens!! bjokas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi queridos/das, adoro ler comentários, contribuam para o meu prazer! Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Na Raiva dizemos a verdade?

Inveja – Alguém que lhe imita está com inveja?

Sobre criação de realidade