Apontar o Dedo para Nós



"Em primeiro lugar, deveríamos avaliar nossa própria atitude para com os outros e verificar constantemente se estamos agindo bem. Antes de apontar o dedo para os outros, devemos apontá-lo para nós mesmos. Em segundo lugar devemos estar preparados para reconhecer nossos erros e procurar corrigi-los."

Fonte: Palavras de Sabedoria, Dalai Lama- Ed. Sextante.


Não poderia começar melhor, essa sessão! O Dalai Lama está falando do espelhamento, aquilo que criticamos nos outros está, provavelmente, em nós também. Jesus já falava disso quando aponta a trave do olho da gente. Mas ainda hoje não usamos essa estratégia de auto conhecimento de forma adequada, continuamos preferindo só apontar no outro, sem ter a coragem de verificar as nossas próprias falhas e, pasmem, nossas virtudes também!

Namasté!


Leia Também:

Comentários

  1. Oi minha Linda!
    Muito verdadeiro este texto.
    tem um ditado que diz: "Enquanto eu a ponto para o outro, tem quatro dedos apontando para mim".
    Temos que pensar nisso.

    Vamos viajar par Portugal??
    Te espero no blog coletivo.
    Tem selo.
    Sandra

    ResponderExcluir
  2. É sempre mais apontar os erros dos outros, e dar conselhos, mas muitas vezes os erros dos outros são os nossos próprios erros. Existe aquele ditado popular que diz: "faz o que te digo, mas não faças o que eu faço". Bonito texto.

    ResponderExcluir
  3. Nanda,
    O ser humano não está prnto para assumir seus próprios erros... ainda é muito difícil fazer isso...
    Mas como decidi mudar minha vida, a primeira coisa que eu fiz, foi assumir meus próprios erros... É difícil no princípio, mas é errando, é caindo que se levanta novamente para seguir em frente...
    Vi um excelente filme ontem: "Conversando com Deus" - dá uma olhada... Tem o livro também!!!
    E olha, essa sua música de relaxamento é maravilhosa...

    Olha tem muitas novidades nos meus dois blogs... passa lá para dar uma olhada e comentar...

    Tem blogagem interessante no Fio de Ariadne... Dá uma conferida...

    Bjão cheio de luz!!!

    ResponderExcluir
  4. É verdade...pois, se fôssemos inocentes, não identificaríamos o defeito dos outros.
    Espelhamento mesmo!
    Assim é também quando falamos mal de governos e de corrupção - que no Brasil é comum , mas é comum também nos outros países, sendo uma consequência da cobiça.
    É claro que governos têm que dar exemplos, mas quem não é cobiçoso?
    Perfeita sua colocação.

    ResponderExcluir
  5. Oi amore!
    Então...eu votei mesmo em você porque eu ainda nem estava participando do prêmio e nem sabia que podia votar em mim hauauauauauha.
    Obrigada por me seguir,adorei mesmo de verdade seu blog,sempre visitarei.
    e este post de hoje está bem focado,a maioria é assim mesmo só critica e não olha para si mesma,uma vez li uma frase interessante que dizia assim:só aprendemos as duras lições da vida quando a mão do destino nos toca o ombro.
    Namasté!

    ResponderExcluir
  6. Bom prá mim ter te recebido, obrigada.
    Qto ao mel, pode sim ser depois do copo de água, depois, espere uns 10 m. para alimentar-se de outra coisa - se for o caso.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. NANDA,

    TEM SELINHO PRÁ VOCÊ NO IDEIAS...
    http://ideiasdemilene.blogspot.com

    BJÃO E BOM FERIADO!

    ResponderExcluir
  8. Olá, vi você na página de uma amiga e vim dar uma olhada, ó: amei! tanto a beleza plástica quanto o conteúdo. Um beijo, bete

    ResponderExcluir
  9. Passando pra conhecer o blog, e desejar um otimo feriado
    bjssss

    aguardo sua visita,beijinho.

    ResponderExcluir
  10. é feio de mais mesmo..pq depois podemos ser crucificados por esses atos....

    bjao

    ResponderExcluir
  11. Sem dúvida Nanda, há muita sabedoria nas palavras do Dalai. Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Eu sempre meto a real mesmo e observo bem o que faço. Tenho desconfiômetro bem afiado

    ResponderExcluir
  13. Nanda o twitter é daquele jeito mesmo q vc pos...

    la em home vc manda a mensagem para pessoa @ mais o nome da pessoa...

    se vc qr copiar uma mensagem dela vc poe o RT @ mais o nome dela...ai vc copia alguma mensagem

    la em home o where are you doing sem por nada ou chamar alguem significa que vc ta mandando pra todos os seus twitters o q esta fazendo.....

    vc pode add a pessoa em follou me ondo nos perfil deles....
    pra vc ver se algum mando mensagem pra vc é so ir em seu @nandabotelho la em home e clica q vera todos os twett(recados) te enviados...

    o blog pode por sim nas suas atualizaçoes do where are you doing q todos verem....

    bjao qlquer coisa so chamar

    ResponderExcluir
  14. Nanda é muito bom te ler, estou em "Apontar os dedos" Sempre digo para os amigos e pessoas que conversamos, que se fizessesmos o exercício de fazer com os outros o que gostaríamos que fizessem conosco, o mundo seria melhor... O que vc acha disso? Estou certa?
    Um beijo e obrigada por mais um carinho...

    Quanto casar na Igreja, assinar papeis... Não tenho nada a dizer. Só sei te dizer que com o pai dos meus fillhos nunca fiz isso.

    Vivi antes de casar com meu marido um bom tempo. E acabei casando no papel por outros motivos, mas concordo com vc totalemente,,, toda experência é válida e quem garante que se casando dentro do "conformes" vai dar certo? Nada a ver, tem que ser bom e de comum acordo para os dois, e só!

    maravilha, que dure muitos anos mais...
    Um beijo, CON

    ResponderExcluir
  15. A verdade é as vezes não temos coragem de ser sincero e deixamos as pessoas pensarem que nos agradou com um presente, por que não temos o hábito de saber expressar nossos gosto.

    ResponderExcluir
  16. Olá boa tarde, estou de visita pelos blogs do dihitt e encontrei o seu!! Parabéns pelo trabalho!! Abraços

    ResponderExcluir
  17. Oi Nanda. Tenho tido dificuldades em acessar o seu blog, mas hj consegui. Espero conseguir ler suas últimas postagens na íntegra, sem aparecer nenhum entrave. Bjos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi queridos/das, adoro ler comentários, contribuam para o meu prazer! Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Na Raiva dizemos a verdade?

Inveja – Alguém que lhe imita está com inveja?

Sobre criação de realidade