Dia Mundial da ciência pela paz e pelo desenvolvimento. (10/11)




Série Dias Comemorativos


Ciência – paz – desenvolvimento. Será possível essas três palavras estarem juntas? Será que a ciência pode, por si, garantir a paz? Vejo-a como um meio de se obter conhecimento, que funciona bem. O método vem nos ajudando a viver confortavelmente, por mais tempo e até mais bonitos! Também nos ajudou a ter noção de nossa história, nosso desenvolvimento, e até nossa mente... Acho que ela é realmente o produto de um cérebro avançado. Porém progredimos muito de um lado e nos atrasamos do outro.



Falo do desenvolvimento espiritual, que deve acompanhar todo crescimento científico. Sem esse contraponto nós usamos os conhecimentos de forma “egoística”, sim, centrados apenas em necessidades de poder. Acho que é aí que pecamos, continuamos como animais, macacos, que se comportam com territorialismo, necessidade de apenas um no comando, domínio dos mais fracos, subjugo do feminino, etc. Se vocês estudarem a vida social dos gorilas, por exemplo, verão muitos de nossos comportamentos por lá.


Macaco manipulando ciência é perigoso, na maioria das vezes não traz paz. Precisamos virar humanos de verdade, seres criativos, livres dos instintos animais para podermos usar com sabedoria o conhecimento trazido pelo estudo e pesquisa científica.

E você, o quanto percebe o macaco que há em si?


Namasté!

Leia também:

Comentários

  1. Nanda

    Minhas atitudes visam, considerando os meus limites, contribuir para uma cultura de paz. Entendo como característica do ser humano o uso conjunto de razão e sentimento, ideia semelhante a este pensamento de Kant : "A razão sem a intuição é vazia, a intuição sem a razão é cega". Muitos agem, de forma sensata, para que a ciência se desenvolva de uma forma mais humana, agem para que esse desenvolvimento seja mais facilmente sustentável sobre os aspectos humano e ambiental.

    Um abraço.

    Nelson

    ResponderExcluir
  2. Oi Nanda!

    A ciencia, posso dizer que ha um lado positivo, pois nos leva ao desenvolvimento. E o desenvolvimento, leva a conflitos, pois nem sempre ha convergencias nos interesses.

    Creo que podemos ver isso nitidamente na política. Na verdade, ninguém está contente.

    Na area de sanidade, de repente, seja algo positivo. Mas nao estou de acordo nos temas que "tocam" a questao dos "misterios da humanidade", nossa natureza.
    A ciencia deveria entrar aí somente para colaborar, nao mudar o que é natural.
    Nao podemos controlar tudo no mundo... Isso e o que nos faz humanos. E por isso sou a favor da investigacao e nada mais.

    Nao temos todos o mesmo pto de vista.
    Assim, que temos que conviver com a ciencia "destrutiva", vendo e vivendo pouco a pouco onde nos vai levar...
    Provavelmente nao veremos os resultados, mas verao as geracoes futuras a largo prazo.

    Bsssssssssssssssss FE

    ResponderExcluir
  3. Sandra:

    Obrigada! Se não fosse por vc o baú ficaria vazio.rsrsrs
    Bjão!!



    Prof.Nelson:

    Depois que li seu comentário fiquei pensando que fui muito radical no meu texto, como se só usássemos a ciência para o mal, acho que me influenciei pelos filmes americanos...
    Vi que também já usamos esse conhecimento para o bem, mesmo sendo mais macacos que humanos!
    Foi muito boa essa abertura!
    Bjão!



    Fernanda:

    Isso foi o que me chamou a atenção esse lado mais sombrio da ciência, ou melhor, do homem. Mas como disse acima, nós também já usamos esse conhecimento para o bem.
    O mistério ainda amedronta, então usamos a ciência como escudo, e deixamos de vivenciá-lo que ,para mim é a única saída!
    O que nos resta é viver o melhor que pudermos e deixar o futuro para o futuro.
    Bjão!

    ResponderExcluir
  4. Nanda

    Você sabe que eu admiro a sua característica de livre-pensadora, estás sempre a propor diálogos pertinentes. Esse tipo de atitude contribui para o desenvolvimento de valores que a sociedade necessita.

    Parabéns pelo seu trabalho ! Não há como deixar de apoiá-lo.

    Um abraço.

    Nelson

    ResponderExcluir
  5. Prof. Nelson:

    Muito obrigada!!!
    É esse mesmo meu desejo, inspirar reflexões, fomentar ideias, amolecer conceitos.
    Talvez assim nós possamos aprender mais rápido a viver em plenitude!
    Obrigada pelo apoio!!!
    Abração!!!


    Sílvio:

    É mais que um evento, deve ser uma reflexão diária!
    É por isso que estou escrevendo sobre dias comemorativos, fora dos dias reais. Para nos lembrarmos sempre!
    Bjão!

    ResponderExcluir
  6. Olá Nanda,
    fiquei com saudades e vim aqui te dar um abraço,uma semana de luz
    Boas energias
    Mari

    ResponderExcluir
  7. Mari:

    Que boa visita!!!
    Abraço dado!
    Uma semana ótima para vc também!
    Bjão!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi queridos/das, adoro ler comentários, contribuam para o meu prazer! Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Na Raiva dizemos a verdade?

Inveja – Alguém que lhe imita está com inveja?

Sobre criação de realidade