Preguiça de Crescer



Conheço muitas pessoas que declaram desejar uma vida tranqüila, harmônica, mas que não conseguem. Por trás disso está a falta de empenho. Ambicionamos viver bem, mas não queremos fazer esforço. Desejamos tudo pronto. Para viver bem é preciso estudo e dedicação. Uma vida serena não cai do céu, ela é fruto de anos de observação de si e treino. A calma pode ser conquistada, mas não sem trabalho.


Pensamos que isso deve ser um traço de personalidade e só os sortudos é que nascem assim, o resto dos mortais tem que se contentar com uma vida agitada e tensa. Gostamos de nos escorar no “Eu sou assim e ponto!” Que eu chamo de síndrome de Gabriela, por causa da música (Eu nasci assim, vou ser sempre assim...)


Paz dá trabalho. Mas é uma tarefa prazerosa. Observar-se, aprender sobre seu próprio comportamento é divertido e conduzi-lo é libertador, é como diz o Lao Tsé: “Poderoso é quem se domina a si mesmo.” (poema 33 do Tao Te Ching)


Uma vida harmônica é reflexo de uma harmonia interna, conquistada depois de muita dedicação. Somos preguiçosos e desejamos o resultado sem a prática. Alguns tentam uma, duas vezes e dizem não consigo, é impossível... Como se isso fosse aparecer assim! O treino é longo e as falhas no processo são muitas, mas no decorrer do trajeto já vamos vendo pequenos resultados, que só olhos bem treinados conseguem enxergar.


Acho que era dessa preguiça que Jesus falava o tempo todo; o desejo infantil de querer tudo rápido e pronto, sem a sua contrapartida. Essa preguiça devemos espantar, se queremos paz devemos arregaçar as mangas e trabalhar em nós mesmos arduamente, até conseguir auto-domínio.


Namasté!





Comentários

  1. Não podemos esperar nada sem nada fazer...Linda reflexão,!beijos e tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Eita tarefa difícil né? Mas, concordo que devemos deixar um pouco a preguiça de lado efazer algo sim, nem que seja por nós mesmos!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nanda,

    O post tem algo a ver com outro livro de Bucay que comecei ontem.
    Fala sobre a sabedoria.

    Construir uma vida leva tempo.
    Mas temos que ter serenidade em tudo o que fazemos, ter conhecimento, vivencias, e usar td isso ao nosso favor.
    E sobre tudo, ser humilde para poder aprender, pq ninguem nasce sabendo... Com outras pessoas aprendemos mto!

    É, realmente temos que parar de reclamar da vida e colocar maos à obra!

    Bssssssssssssss
    Fe

    ResponderExcluir
  4. Oi,Nanda

    Terefa árdua menina conhecer a si mesmo e depois fazer a tal reforma íntima..para de resmungar e deixar a síndrome de "coitadinho" "eu nao posso,não consigo ,não sou capaz,ufa! leva tempo.. temos a cultura do imediatismo.. quero ser zen ..mas o que fazemos pra conquistar isso ? heim?! ,na verdade às vezes não movemos uma palha..

    beijos no coração!!

    ResponderExcluir
  5. À todos:

    Desculpe a demora de responder os comentário, mas fiquei alguns dias sem poder acessar o Múltiplas, problemas com o Blogger e o Velox, parece que agora resolveram em parte, se eu sumir de novo já sabem...


    Chica:

    Esperar é a segunda parte...
    Obrigada!!!
    Tudo de bom pra vc também!!!
    Bjão!



    Nilza:

    E não é? Esta é a única tarefa a qual temos obrigação...
    E é recompensador!
    Bjão!!!



    Fernanda:

    Eita! Então estamos em sintonia, hein?
    Vc disse tudo, se estiver usando esse conhecimento não precisa de mais nada!
    Reclamar não está com nada, pelo menos indefinidamente... A lamentação só deve ter um tempo curto do choque, depois é arregaçar mangas!
    Bjão!



    RÔ:

    É disso que estou falando, eu mesma tenho isso, para mim é difícil persistir, vc sabe, né sou ariana, a do começo... Continuidade não é comigo! rsrssr
    Mas estou no treino não há outro jeito por aqui!
    Bjão!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom seu texto, tarefa difícil mas não impossível!

    Devemos sim buscar esta vida harmonica e afogando a preguiça é que conseguiremos alcançar nossos objetivos.

    Força e determinação!

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  7. Nanda

    Belo post e tema pertinente.

    A "Cartilha da Natureza" - fazendo menção ao título de um dos livros de Chico Xavier - nos mostra que o que há na Natureza é resultado de uma constante alternância de Caos e Ordem.

    Ah ! Gostei da referência a Lao Tsé num dos poemas do Tao Te Ching, gosto muito !

    Um abraço.

    Nelson

    ResponderExcluir
  8. Interessante:

    Obrigada!!!
    Também acho a tarefa difícil... E eu nasci preguiçosa! rsrsr
    Mas esse é um esforço que gosto de fazer!
    Bjão!



    Prof. Nelson:

    As coisas por aqui acontecem assim numa eterna alternância.
    Eu adorei o Tao e essa passagem principalmente! Ela resume muito o meu trabalho e a principal tarefa que acho devermos fazer por aqui!
    Bjão!!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Nanda,
    Voce sabe que é apenas no Dicionário que sucesso em antes do Trabalho (Lair Ribeiro).
    E até para se chegar ao Dicionário requer muito emprenho!!!
    Mais de mais de 25% da população brasileira é constituida por:
    Analfabetos, Semi analfabetos e Analfabetos Funcionais!!!

    Dos 75% restantes, alguns muitos, pratica a Lei de Gerson!!
    (Levar vantagem em tudo ceerrrto)!!!!

    Errado!!!!!!!!!!!!!!!!

    Todos podem levar Vantagens desde que seja vantajoso para todos!!!!!!!!!!

    "Um jogo para ser bem jogado necessida de Boas Regras e de preferência bem claras!!!"
    Como ex. cito: O Xadrez e muitos outros!!

    Nossos caminhos cruzaram´se em 2009. Meu desejo é que continue em 2010.

    Forte Abraço querida amiga,

    Alôha Nanda, com infinitas bençãos!!

    Namastê!!

    Hod.

    ResponderExcluir
  10. Hod:

    E não é? Particularmente acho uma pena, eu sou da turma dos preguiçosos! rsrssr
    Mas sei que não tem jeito aqui é a dimensão do esforço e do tempo. Não adianta lamentar... Tem mesmo é que arregaçar mangas!
    Tenho certeza que continuaremos nos encontrando sim! Volto a dizer que meu lugar preferido no mundo virtual tem sido o twitter, por isso ando sumida dos outros, mas o seu blog está nos meus favoritos não vamos nos perder!
    Bjão!

    ResponderExcluir
  11. Nanda,

    Gostaria de lhe abraçar virtualmente e aproveitar para desejar-lhe um novo ano de muitas alegrias... grandes desafios, mas vibrantes vitórias... grandes aprendizados... inúmeras realizações!

    Um beijo e feliz 2010.
    Jr.

    ResponderExcluir
  12. Apolinário:

    Obrigada pela lembrança querido!!!
    Que 2010 venha cheio de tranquilidade!
    Feliz ano novo!
    Bjão!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi queridos/das, adoro ler comentários, contribuam para o meu prazer! Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Na Raiva dizemos a verdade?

Inveja – Alguém que lhe imita está com inveja?

Sobre criação de realidade