segunda-feira, 22 de março de 2010

Perdas e ganhos



Vocês já repararam que em toda escolha que fazemos há vantagens e desvantagens? Eu ainda não vi nenhuma opção minha que não fosse assim. Se escolho estudar, por exemplo, eu ganho conhecimento e desenvolvo meu intelecto. E isso é bom, mas no momento que estou fazendo isso, perco de aproveitar um bom dia de sol ou de encontrar amigos, assistir um filme, etc. etc.

Sempre que fazemos uma escolha abrimos mão das mil possibilidades outras que a vida oferece. E o pior, sabemos disso, temos plena consciência dessa impossibilidade de conciliação... Ser humano não é fácil, esse presente que a existência nos deu, a consciência, torna tudo muito complicado. Os animais não têm plena consciência do que estão perdendo, nós temos e isso gera sofrimento, escolhemos algo sempre de olho no que estamos perdendo...

Bom, a minha solução para isso foi: depois que faço uma escolha me foco nas vantagens. Sempre acredito que minha escolha foi a melhor para mim e que suas vantagens são as melhores no momento, quanto às desvantagens... Eu procuro pensar que são tributos, pagamentos por aquilo que eu queria a cada situação, fica mais fácil lidar com perdas e ganhos numa escolha, quando sabemos que fomos nós mesmos que optamos por determinada coisa. Então dá para encarar a sucessão de escolhas que é a vida de uma maneira mais feliz.

Namasté!

Leia também:
A difícil arte de dizer sim e não
A arte de viver
Sofrimento é dor estendida

11 comentários:

  1. Como Você não disponibiliza Contato, tivemos que utilizar Comentários.

    Cara Publisher deste Site / Blog.

    Estamos desenvolvendo um Portal de Relacionamento com a Mulher.
    Seu nome é Ganhei da Balança. ganheidabalanca.com.br

    Durante 2 anos, através de Softwares e Ferramentas especialmente formatadas, Rastreamento dos Melhores Agregadores e Monitoramento dos Maiores Institutos de Pesquisas; buscamos o que a Mulher Brasileira mais vê na Internet.

    Nossa Mineração inclui o Número de Acessos / Comentários, Análise de Parcerias / BlogRoll e uma infinidade de Variáveis que são mastigadas e filtradas de maneira que apontem uma tendência de Navegação.

    Os resultados são entregues à Feeling Research Company, 1ª Empresa da América Latina e 4ª no Mundo a se especializar em Pesquisas de Sentimentos e Emoções relacionados ao Consumo de Produtos e Serviços.

    Após a aplicação de Pesquisas à Internautas especialmente selecionadas, a Feeling Research aponta os Sites e Blogs que deverão fazer parte de nosso Portal.

    O motivo deste Email é para comunicar que seu Site / Blog estará sendo LinKado ( não permanente, mas em rodízio com Blogs do mesmo segmento ) ao nosso Portal.

    Apesar de estarmos gerando tráfego para Você, a recíproca só será verdadeira se assim Você o desejar.
    A Seleção de seu Site / Blog deve-se ao mérito do trabalho que Você produz,e queremos ressaltar que, mesmo não nos colocando como seu Parceiro, Você continuará sendo LinKada em nosso Portal.

    Nosso Portal possui 12 Plataformas e Você estará sendo LinKada na Label Auto Conhecimento.

    Para finalizar desejamos que continues produzindo o excelente material responsável por sua Seleção e esperamos que nosso Portal contribua para que Você, cada vez mais, tenha um maior número de acessos.
    Best Regards.


    Alma de Mulher.
    publisher@ganheidabalanca.com.br

    ResponderExcluir
  2. Claro que esse texto "Perdas e danos" tem uma ampla abrangência! Serve para todos!Mas parece que foi feito pra mim, em particular! Que conselho maravilhoso e que lição de vida! Tão simples que às vezes é difícil enxergar!É isso mesmo, Nanda! Pra variar, vc está absolutamente certa nesse conceito!
    Meu coração ficou mais leve com ele!
    Mais uma vez obrigada por mais essa lição! Abraço carinhoso!

    ResponderExcluir
  3. oi Nanda! Voltei!
    Seu texto me lembra uma frase que eu adoro: escolher é exluir.
    Beijo.
    LuLu.

    ResponderExcluir
  4. Nanda, quanto tempo!

    Voltei para interagir novamente com o 'Múltiplas realidades'! E dei sorte, pois o tema de hoje, "Perdas e ganhos", é uma reflexão que faço toda semana! Preciso abrir mão das coisas pra blogar, pra ler, pra assistir um filme, enfim, pra fazer o que gosto... tem sempre alguma coisa que sai mais prejudicada que a outra!

    Sou uma pessoa que defendo e acredito no ócio criativo, que vejo lógica na Lei do mínimo esforço, que me alimento de várias possibilidades ('múltiplas', eu diria), mas não consegui decifrar meios para não sofrer com algumas das minhas escolhas... esse será um eterno aprendizado!
    ...
    Amiga, mudando um pouco de assunto, gostaria de te convidar a participar da postagem de comemoração do primeiro aniversário do Contatos! Se tiver um tempinho pra passar lá, se não representar nenhuma "parda", sua visita será muito bem-vinda!

    Uma linda semana... voltei!
    Jr.

    ResponderExcluir
  5. Nanda, escolher nao é coisa fácil, mas creio que o nosso maior prêmio por ter feito a nossa escolha é sempre o que é importante para nós.
    Por isso, as outras coisas que "perdemos" se tornam menos imprescindíveis.

    Bsssssssssssssssss
    FE

    ResponderExcluir
  6. Land nick:

    Obrigada!!!
    Fico feliz de poder ajudar a dar leveza ao seu coração!
    E é assim... As coisas mais importantes são tão óbvias que ninguém repara.
    Bjão!



    Lulu:

    Seja bem vinda de volta!
    Isso! Mas não podemos ficar grudadas na ideia de perda se quisermos ser felizes!
    Bjão!



    Jr Vilanova:

    Seja bem vindo de volta!
    Que bom! Espero que ela ajude a conviver melhor com aquilo que perdemos.
    Eu também gosto desse tal de ócio criativo! rsrsrs
    Acho que o melhor para não sofrer é prestar atenção ao que ganhamos e não ao que perdemos numa escolha...
    Vou tentar, mas não garanto, por causa disso mesmo, escolhas, para poder fazer umas coisas na net às vezes sacrifico outras.
    Obrigada pelo convite!
    Bjão!



    Fernanda:

    Acho que o melhor para facilitar as escolhas é ter consciência do que estamos escolhendo. E gostar desta opção!
    A resposta a sua pergunta (do Orkut) está chegando, viu?
    Bjão!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Acho que o segredo está em "Eu procuro pensar", somos seres pensantes e não usamos essa habilidade para o nosso bem. Controlar nossos pensamentos e direcionar para o que nos dá realmente prazer é o segredo. Aprendi sofrendo e sozinha....
    “ Isso não me pertence!” Vem de fora! Eu não vou pensar nisso! Sendo assim, curtas minhas escolhas e encaro os problemas como se não fizessem parte de mim.
    Bjks,

    ResponderExcluir
  9. Marilene:

    Às vezes acho que esse é o problema, não usamos nossa capacidade de pensar...
    Parabéns pelo seu exercício!!
    Bjão!

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pelo aprendizado de hoje Nanda. Vir aqui está me ajudando MUITO

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Viviani:

    Fico feliz em poder ajudar!
    Volte sempre!!! ; )
    Bjs!

    ResponderExcluir

Oi queridos/das, adoro ler comentários, contribuam para o meu prazer! Obrigada.