Matrix




Tá, de novo um filme antigo, mais ou menos dez anos, mas o que ele conta é importante ficar lembrando sempre. Eu não o vi só como um filme de ficção cheio de efeitos especiais inovadores. Ele é, também, um aglomerado de conhecimentos de busca espiritual, bem no estilo oriental.

Para começar, todos estão dormindo e sendo manipulados por um sistema artificial. Esse é o conceito principal dos mestres indianos. Buda dizia que estamos todos dormindo e precisamos acordar.

No filme tem um mestre (Morfeu) e um discípulo (Nill) e um trajeto em busca de libertação, com muito autoconhecimento. Fazemos uma escolha para acordar (pílulas vermelha/azul) e o mestre, sempre só pode apontar a porta, mas não pode atravessá-la por nós. De vez em quando é doloroso enxergar e tentamos negociar nossa volta ao sonho, como fez um dos personagens. Todos nós somos os “escolhidos” em nossa própria vida; é claro não “salvamos” o mundo literalmente, mas toda vez que um de nós atinge um nível de consciência mais elevado beneficia todo o resto, sim!

O filme é cheio de referências ao processo de crescimento espiritual. E é ótimo para entendermos esse trajeto. Além de ser divertido, claro! Toda a trilogia tem esse tipo de referência, mas o primeiro filme foi o que mais me chamou atenção.

Acreditem que podemos fazer com nossas mentes muito mais do que fazemos, é um desafio que o filme mostra através de alegorias, metáforas. É um bom começo para pensar no que somos capazes.

Bom filme!

Outros filmes:
Feitiço do tempo
As cinco pessoas que você encontra no céu
Simplesmente Alice

Comentários

  1. Olá, Nanda

    Adoro esse filme cheio de referências ao budismo ,Cristianismo mitologia Grega,lei de causa e efeito ocultismo ,e os dialógos inesquecíveis... frase do agente Smith sobre o ser humano 'vcs não são mamiferos, vcs são vírus migram para um ambiente quando acabam com todos os recursos do ambiente migram para outro..
    ou Cyfer considerado o Judas - 'A ignorância é uma bênção!'Os efeitos especiais também são bem legais!

    Por tudo isso matriz é massa! ( ou maça)Expressão usada por vcs de Recife só não sei,se é ; com dos ss ou cedilha!
    beijos no coração!

    ResponderExcluir
  2. Rô:

    Sim, também vi isso tudo neste filme!
    E também o acho "massa"!
    Bjão!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi queridos/das, adoro ler comentários, contribuam para o meu prazer! Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Na Raiva dizemos a verdade?

Inveja – Alguém que lhe imita está com inveja?

Sobre criação de realidade