Guia Completo do Tarô


Hajo Banzhaf
Tradução: Harry Meriding e Meile Scoss
São Paulo: Pensamento, 2006
Ed original – 1988, Munique
195p


Conheci este autor há alguns anos e estou gostando muito de sua forma de abordar o tarô. Ele faz uma junção bastante boa entre crescimento pessoal e vida cotidiana, ou seja, através do tarô ele aborda tanto o aprendizado espiritual que podemos obter na situação, com auto responsabilidade, quanto às decisões e enfrentamentos da vida corriqueira (problemas no trabalho, no relacionamento amoroso, na relação familiar).

Neste livro ele trabalha com o tarô de Arthur Edward Waite (tarô Raider) o primeiro tarô a trazer figuras humanas estampadas nas cartas numeradas dos arcanos menores. Acho-o, hoje, um bom tarô para quem está começando, pois além dele ter as cartas numeradas com figuras, ainda tem os desenhos dos arcanos menores feito à maneira clássica, sem grandes modificações, o que facilita muito o estudo e interpretação. Outra coisa interessante foi ele ter dedicado o livro todo a uma “tirada” de tarô, um jogo ou disposição das cartas. Cada carta é explicada de acordo com a posição do jogo. Então para quem está iniciando o estudo, facilita muito já ter uma interpretação pronta é só ler e adicionar sua própria impressão.

Gostei muito também deste sistema de deitar as cartas chamado “O caminho”, por deixar a responsabilidade pelo desenvolvimento futuros por conta do consulente, em vez de colocá-lo diante do arbítrio de um oráculo imaginário. Pois a tirada responde a pergunta: Como devo me conduzir? Em detrimento as perguntas do tipo: O que vai acontecer? Dando uma proposta sobre o que podemos fazer em cada situação. Jogando assim a responsabilidade do fechamento em nossas mãos. Ele sugere perguntas como: “Como devo me comportar diante do meu superior? Ou “Que posso fazer para encontrar um novo emprego (relacionamento, residência, etc.)”

No final do livro ele ainda oferece mais sete jogos diferentes e dá uma dica boa para começar as interpretações: significado da carta + aplicação ao tema + ligação do significado ao lugar que ocupa no jogo. Neste ponto ele traz jogos interessantes para o autoconhecimento como “O ponto Cego” e “O jogo dos parceiros”, também dá uma explicação boa sobre o clássico jogo da Cruz Celta e fecha com uma inovação legal: o jogo “O segredo da Papisa” de sua autoria.

Gostei muito do livro e o recomendo, principalmente para quem está começando a estudar tarô. Indico também o próprio autor que tem muitos livros publicados e que são ótimos.

Boa leitura!
Como atrair seu parceiro ideal 
As sete leis espirituais do sucesso 
Pais brilhantes, professores fascinantes 

Comentários

  1. BOM DIA!!!
    ALÉM DO FERIADO GOSTO VENHO LHE DESEJAR UMA LINDA E BELA PÁSCOA.
    IZ PÁSCOA. QUE DEUZ ABENÇOE A SUA VIDA E TODA A SUA FAMILIA.
    AGRADEÇO E RETRIBUO O SEU CARINHO NO BLOG. TODOS OS MEUS BLOGS AGRADECEM O SEU CARINHO.
    DEIXO UM GRANDE ABRAÇO E ATÉ MAIS.
    CARINHOSAMENTE,
    SANDRA

    TEM UM SELINHO NA CURIOSA DE PÁSCOA PARA VC.
    PASSE LÁ.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou curiosa com este tipo de tema, até numerologia já tentei entender. Vou procurar o livro, realmente gostaria de aprender.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Sandra:

    Obrigada pela visita e boa páscoa para vc também!
    Infelizmente não estou mais pegando selinhos... Mas agradeço o presente mesmo assim!
    Bjão!



    Sissym:

    Legal! O tarô vem me ajudando há quase 20 anos! É um instrumento de auto conhecimento dos melhores!
    Bjão!

    ResponderExcluir
  4. Nanda,

    Muito boa a indicação. Também não entendo muito de tarô e estava procurando um livro de fácil entendimento para aumentar meus conhecimentos esotéricos.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Autoconhecimento e Orientações de profissionais sérios e especializados nas soluçõesde todos os seus problemas !(Amorosos , Financeiros e de Saúde). Consultas online de tarô e baralho cigano com conforto, comodidade e sigilo absoluto. Saiba o que os oráculos tem a lhe mostrar sobre o presente, passado e futuro!
    Visite o nosso web site: http://www.oraculodevenus.com
    Consulta: R$ 30,00.
    Envie sua dúvida por email:
    oraculodevenus@hotmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi queridos/das, adoro ler comentários, contribuam para o meu prazer! Obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Na Raiva dizemos a verdade?

Inveja – Alguém que lhe imita está com inveja?

Sobre criação de realidade